patrocinado por

KAWASAKI LANÇA A NOVA VERSYS-X 300

Revisado em: 23/09/2017 | Categoria: Mundo 2 Rodas
Diário de Motocicleta

Tive a oportunidade de participar do Lançamento e Test Ride da nova Versys-X 300 em Paraty/RJ, e vou passar para vocês as minhas impressões sobre a motoca, apenas ressaltando que não sou um Test Ride Man por dois motivos, primeiro por que o meu foco são viagens de moto, e segundo que já dispomos de jornalistas feras, que fazem esse tipo de review muito bem, há muito, muito tempo... então aqui segue a palavra de um simples moto viajante ok.

A ideia da Kawasaki consiste em ampliar a linha da família Versys, apresentando ao mesmo tempo uma moto de entrada, bem como uma pitada a mais voltada para o off-road, daí o motivo do “X” no nome da motoca, indicando um espírito mais “extreme”.

A nova Versys-X 300 vem equipada com o mesmo motor da Ninja 300, bicilíndrico de 296 cm³, e que entrega 40 CV de potência e 2,6 kgf.m de torque. A diferença do conjunto do moto (Versys vrs. Ninja) fica para o sistema de escape que ganhou novas curvas, além de um duplo catalizador e a ponteira mais alta.

As rodas raiadas – aro 19 na dianteira e 17 na traseira – são montadas sob suspensões de longo curso, sendo 130mm no garfo telescópico de ø 41 mm, e um sistema de links do tipo Uni-Trak combinado com amortecedor a gás dispondo de 148 mm de curso na parte traseira.
Os pneus são Pirelli MT60 no modelo 100/90 na dianteira e 130/80 na traseira, ambos com câmara.

O Test Ride

O roteiro dos testes começou com algumas esticadas na BR-101 (Rod. Rio-Santos) onde foi possível ver toda essa parte técnica na prática, e a motoca me surpreendeu em vários aspectos.

A ciclística é deliciosa e a moto, com apenas 175kg, responde muito rápido aos comandos do piloto, e apesar de um pneu 130 na traseira, ela se mostra disposta a deitar com segurança nas curvas.

Os 40cv oferecem um bom torque de retomada e a troca de marcha é suave e deslizante... por vezes me vi conferindo no painel em que marcha estava, por que a mudança é muito sutil.
Aqui vale ressaltar que na estrada, em curso de viagem, as marchas são curtas, e não demora muito para jogar a sexta e dar pista.

Eu pilotei o modelo sem ABS, e mesmo fincando o pé no freio traseiro, a moto não rabiou ou travou a roda (aos 70km/h).
Os modelos equipados com ABS não possuem opção de desligamento.

Depois de brincar no asfalto, seguimos para praia testar o desempenho da motoca na areia, e mesmo não sendo um exímio piloto de off-road, me diverti jogando areia pra cima.

A posição do piloto é bem confortável, tanto sentado como de pé, e mesmo os mais baixos não terão dificuldades de colocar os pés no chão, uma vez que o design integrou de forma perfeita o chassi, o banco e o tanque, deixando a moto magrinha neste trecho, que mesmo sentado a 845mm de altura, sendo 180mm do chão, dá pé com segurança.

O painel é bem posicionado e apresenta várias informações como Trips, temperatura, marcha, velocidade e consumo... com um tanque de 17L, a informação nos testes era de 21km/L, só lembrando que a motoca ainda está amaciando, e esse rendimento tende a aumentar com o tempo de uso.

A Versys-X 300 é apresentada em três versões, sendo:

- Sem ABS nas cores Candy Burnt Orange e Metallic Graphite Gray, ao preço sugerido de R$ 22.990,00 (US$7.335,00) – até 31/DEZ/17 haverá um desconto promocional de R$ 2.000,00 para as primeiras 70 unidades, mais um Canivete Squirt multiuso de brinde.

- Com ABS na cor Candy Lime Green, ao preço sugerido de R$ 24.990,00 (US$ 7.975,00) – até 31/DEZ/17 haverá um desconto promocional para as primeiras 80 unidades no valor de R$ 1.000,00 mais um brinde, um Canivete Blast multiuso.

- Versão Tourer ABS nas cores Candy Lime Green e Metallic Graphite Gray que vem equipada com faróis de neblina, protetor de motor e baús laterais de 17L com carga máxima de 3kg. O preço sugerido é de R$ 26.990,00 (US$ 8.610,00) – até 31/DEZ/17 haverá um desconto promocional para as primeiras 50 unidades de R$ 1.000,00 mais um brinde, um Canivete Juice multiuso.

O valor do frete deve ficar entre R$ 800,00 e R$ 1.400,00, e todos os modelos estarão disponíveis nas 80 Concessionárias Kawasaki a partir de outubro de 2017.

fotos relacionadas
publicidade GIVI do BRASIL

Garanta o seu DOWNLOAD
Taqueopariu - O outro lado das viagens de moto