Entenda o Proj. Caminho do Peabiru



Diário de Motocicleta

Eu ainda estava publicando dicas sobre o roteiro para Salvador feito no ano anterior, até que o meu telefone tocou.
Do outro lado da linha uma voz feminina queria falar com o resposnável pelo Diário de Motocicleta, e saber se eu já havia uma próxima aventura em vista.

Achei legal alguém me ligar para peguntar isso! E quando respondi que tinha alguns roteiros na cabeça, ela começou a se paresentar, dizendo que havia acompanhado o nosso Proj. Êxodo de Moto, e que falava por parte do Salão Duas Rodas - a ideia de divulgar o 11º Salão Duas Rodas de 2011 começava ali.

Bastou uma reunião para eles aprovarem o roteiro que era quase uma lenda urbana de tão incrível.
Há tempos eu pesquivasa um caminho que teria sido contruído pelos INCAS, ligando o Litoral do Peru ao Litoral do Brasil, mais precisamente em São Vicente/SP.

O Caminho do Peabiru, que foi construído por INCAS e Índios Guaranis, serviu em meados de 1.500, como vias de acessos para Portuguese, Espanhóis, Bandeirantes e Paulista continetne a dentro, e este trânsito transformou o caminho "de Índio" em muitas ruas, avenidas e estradas que podemos hoje rodar.

Cruzamos o Paraná, Paraguai, Bolívia, Peru, Chile e Argentina, passamos pelo Lago Titicaca, motocamos a Cordilheira, conhecemos Machupicchu e vimos o Ocêano Pacífico.

Esta aventura terminou com a exposição da nossa moto no Salão Duas Rodas daquele ano, o que atraiu ao nosso stand, muitos apaixonados por viagens de moto que acompanharam nossa trip e, com alegria, passaram para nos dar um abraço.

35º DIA - DA CAPITAL PARA UMA VILA DE PESCADORES

35º dia de viagem
Cidade: Puerto de Lomas/PE | Categoria: Diário do Piloto
Postado em: 3/9/2011
Diário de Motocicleta

Por conta do problema que tive em Cusco e os dois dias que levamos para chegar em Nasca, nosso cronograma está atrasado e por isso não tínhamos como ficar em Lima e conhecer a cidade e suas atrações que não são poucas... mas, como o objetivo era conhecer a Cidade Sagrada de Caral, missão cumprida.

Lima fica como um ótimo pretexto para voltar ao Peru.

Pela primeira vez, fizemos um caminho repetido, pois como seguiríamos para Puerto de Lomas, era preciso voltar para Nasca e não há outro caminho... quer dizer, existe sim, mas muito longo e sinuoso em direção a Cusco, e de lá até Arequipa que é nosso objetivo agora.

Voltamos pela Panamericana Sur cerca de 459 km até Nasca e mais 100 km até Puerto de Lomas. Na altura de Santiago, quando estávamos parados no acostamento para tomar uma água e comer umas bolachinhas, dois motociclistas do Equador passaram por nós com duas V-Strom 650.

Ligamos a Go Pro e fomos atrás deles... rodamos alguns kms juntos mas eles andavam muito devagar (rs) e nossa estrada era longa (rs) ... ultrapassei, buzinei e zarpei.

Os 60 km seguintes foram bem difíceis por conta do forte vento lateral que jogava a moto para esquerda, até que chegamos na serra de Palpa e paramos para umas fotos.

Nisso os dois motociclistas passaram por nós e consegui fotografá-los.
Tempo depois, quando descíamos a serra eles nos esperávamos no acostamento para retribuir as fotos.

Depois disso não nos encontramos mais.

Passando Nasca, novamente encontramos com os ventos fortes mas agora com bastante frio... a temperatura caiu assustadoramente e tivemos que parar para nos agasalhar com luvas e balaclavas.

Chegamos em Puerto de Lomas por volta das 18h – seis horas depois de sair de Lima, percorrendo cerca de 560 km.

Amanhã seguiremos para Arequipa, a cidade branca.

fotos relacionadas
vídeos do roteiro