Entenda o Proj. Êxodo de Moto

Depois de oito anos sem férias, e após cinco meses de planejamento para esta viagem, eu e a Elda partimos naquela que seria a nossa primeira viagem de longa distância.
Partimos no meio de Maio de 2010 rumo à Slavador, subindo pelo interior de Minas Gerais e Bahia, e descendo pelo litoral.
Seria uma vaigem fantástica não tivéssemos errado na época do ano... entre Maio e Setembro ocorre a temporada de chuvas no Nordeste brasileiro e não deu outra, pegamo frio em Minas e muitas chuvas de Salvador/BA até Paraty/RJ.
Foi a primeira viagem que relatamos o nosso dia a dia diretamente da estrada, e isso atraiu a companhia virtual de muitos amigos, que através de fotos, vídeos e relatos, curtiram com a gente essa nossa primeira aventura.
1° DIA - DE SÃO VICENTE/SP ATÉ OURO PRETO/MG - PARTE 1
Cidade: Ouro Preto/MG | Categoria: Diário do Piloto
Postado em: 16/5/2010

Nossa saída de São Vicente/SP sofreu uma hora de atraso muito bem justificado... vários amigos se reuniram no Quiosque da Cris para nos desejar boa viagem e seguiram dali até a Rod. Dos Imigrantes (SP160).
Foi uma grande alegria para nós a presença de todos, sendo que meu irmão de Moto Clube Zouki me acompanhou até a Rod. Fernão Dias (BR381) e o meu amigo Maurício até Camanducaia em Minas.
O trajeto foi básico, subimos pela Rod. Dos Imigrantes sem novidades, piso perfeito, pista larga... o único problema foi o peso da moto (bagagem) , e o vento contra que sempre bate nesta estrada. Por conta disso, a tocada foi de 100KM/h.
Saindo da Imigrantes, cortamos São Paulo pelas Avenidas Tancredo Neves, Juntas Provisórias e Salin Farah Maluf... feito isso saímos na Nova Dutra (BR116) por 5KMs até entrar na Fernão Dias.
Na Fernão Dias, na altura do KM 79 havia um desvio pela cidade de Mairiporã por conta de um deslizamento que ocorreu há alguns meses atrás.
Esse desvio contabilizou 15KMs em uma estradinha com muitas curvas, e se não fosse o piso remendado, eu recomendaria aos amigos o passeio... enfim, quando voltamos para Fernão Dias estávamos no KM 67 – 2kms perdidos (rs).
Abasteci apesar de ter rodado algo em torno de 110KM, e segui viagem com meu amigo Maurício.
96KM depois, passado a divisa São Paulo – Minas Gerais abastecemos novamente, pois estávamos apenas com o café da manhã e o estômago já dava sinal de vida. Fizemos um lanche rápido, nos despedimos do Maurício e seguimos viagem.
Até então nossa velocidade de cruzeiro tinha sido de 100KM/h, mas a partir daí entortamos o cabo para 120 e 130km/h.
Abastecemos 129KM depois em São Gonçalo do Sapucai/MG, 6,20Lt. o que indicou um consumo de 20KM/Lt., fiquei surpreso com o rendimento da moto carregada e com o cabo entortado, porém uma preocupação não me deixava comemorar... já eram 16:40h e inevitavelmente eu pegaria a estrada para Lavras a noite.
Dito e feito.
Quando entrei na Rod. Paulo Meniucci (BR265) já havia anoitecido e esse trecho de Lavras é péssimo, não recomendo aos amigos rodar a noite... a pista é mão dupla, cheia de buraco e remendos... a parte mais lisa de asfalto
são as lombadas que não possuem aviso de pintura e nem de placas.
A partir daí começou uma sucessão de perrenhes...
Continua no próximo artigo.