Entenda o Proj. Rodando as Cidades da Copa
Quem me conhece sabe que eu não sei quantos caras jogam no gol... só para ter uma ideia do grau de importância que o tema futebol tem na minha vida, mas ai você deve estar se perguntando, que raios de projeto é este então?
Bom, há tempos nós sonhávamos em viajar pelo Brasil, na verdade, o plano sempre foi conhecer primeiro o nosso país, para só então sair em viagem pelo mundo.
Quebrar a cabeça montando um roteiro que cruzasse as cinco regiões foi um desafio superado, quando anunciaram a Copa do Mundo no Brasil.
O evento caiu como uma luva, já que distribuiram os jogos pelos quatro cantos do país.
Agora eu tinha um roteiro, e bastou um pouco de logística para traçar os mapas de uma volta completa, em sentido anti horário, saindo de São Paulo, subindo para Brasília, depois Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus (seis dias navegando o Rio Amazonas e depois descendo a BR-319), Cuiabá, Porto Alegre e Curitiba.
Vimos muitas Arenas ainda em construção, muita obra que até hoje não foi entregue, e nos tornamos os únicos turistas a visitar os 12 Elefantes Brancos erguidos/reformados para a Copa do Mundo.
Política a parte, focamos no turismo que estas 12 cidades "sede da copa" oferecem aos turistas, com ou sem um evento deste porte.
Em parceria pela 2ª vez consecutiva com o Salão Duas Rodas, nossa trip pelo Brasil terminou com a nossa moto mais suja do que nunca, em exposição no Anhembi, onde mais uma vez tivemos o prazer de receber o abraço dos amigos e escutar incríveis relatos de viajantes de moto.
DE VOLTA À TERRA NATAL DO S2R
Cidade: São Paulo/SP | Categoria: Diário do Piloto
Postado em: 30/9/2013
A primeira memória do dia que tenho registrada é o momento em que enxugo a janela e constato que não chove, apesar do dia cinza e ruas parcialmente molhadas.
Queríamos esticar ao máximo nosso “meio que” último dia de viagem, pois voltando para São Paulo estamos voltando para casa, as velhas ruas, os belos points e estradas... muita coisa para mostrar e conhecer... mas acima de tudo, nossa casa... e como santo de casa não faz milagre, queríamos curtir Curitiba mais um pouco.
Em um rolê pela Basílica de Curitiba, Igreja da 3ª Ordem e sua simpática feirinha de domingo, ponto de encontro de motociclistas, nossa manhã voava e somente ao meio dia e meio, colocaríamos de fato a motoca para uma esticada de 400 km até a porta de casa.
Embaixo de fina garoa, pegamos a BR-116 Régis Bittencourt rumo à São Paulo com um céu nublado, nuvens baixas, mas em tons de cinza claro, vez ou outra davam a certeza de chuva forte, mas não era nada. Seguimos secos em trechos molhados que pediam mais atenção, mesmo com “Sapatos Bridgestone” novos.
Os 55 km antes da divisa entre Paraná e São Paulo, e os 75 seguintes até Cajati são incríveis, mesmo em dia fechado e frio.
O traçado das serras com curvas abertas, permite um toque forte e embalado, mas fique sempre muito esperto com os caminhões. O histórico de tombamentos é vasto e as marcas nas muretas e asfaltos rasgados são provas do que falo.
A motocicleta permite um vôo baixo, mas esteja atento e controle sua máquina tanto em freio como em redução de marcha... isso é essencial. Caso tenha dúvida, vá com calma, sem pressa e muito arrojo, pois nesse trecho também recomendo ir motocando suave com as botas ao vento.
O tal do lado bom do motociclismo - não existe certo ou errado desde que o objetivo seja curtir uma boa estrada - Respeitar o Próximo com a Ti Mesmo e Viver a Liberdade -, com a alma, a mente e os olhos bem abertos para momentos, lugares e pessoas, não necessariamente nesta ordem.
Depois de Cajati a pista se estica um pouco, e começam os pedágios paulistas... três na verdade, onde neste último encontramos um engarrafamento de aproximadamente uns 5 km gerado pela colisão de dois caminhões. Mais uma vez centro das atenções.
Na altura do KM 385, sai à direita pela Serra da Banana na Rod. Padre Manoel da Nóbrega, o trecho da BR-101 que no Estado recebe a SP-055. Uma salada de fruta por uma estrada remendada. Causou-me surpresa, pois passei por ela em MAI/13 e estava muito melhor que agora em SET/13. Mas foi tranquila de tráfego até em casa.
Esta semana enquanto nos preparamos para o Salão Duas Rodas, rodamos São Paulo com dicas importantes para quem planeja vir para o Anhembi semana que vem!
#BORAMOTOCAR