Entenda o Proj. Rodando as Cidades da Copa



Diário de Motocicleta

Quem me conhece sabe que eu não sei quantos caras jogam no gol... só para ter uma ideia do grau de importância que o tema futebol tem na minha vida, mas ai você deve estar se perguntando, que raios de projeto é este então?

Bom, há tempos nós sonhávamos em viajar pelo Brasil, na verdade, o plano sempre foi conhecer primeiro o nosso país, para só então sair em viagem pelo mundo.

Quebrar a cabeça montando um roteiro que cruzasse as cinco regiões foi um desafio superado, quando anunciaram a Copa do Mundo no Brasil.
O evento caiu como uma luva, já que distribuiram os jogos pelos quatro cantos do país.

Agora eu tinha um roteiro, e bastou um pouco de logística para traçar os mapas de uma volta completa, em sentido anti horário, saindo de São Paulo, subindo para Brasília, depois Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus (seis dias navegando o Rio Amazonas e depois descendo a BR-319), Cuiabá, Porto Alegre e Curitiba.

Vimos muitas Arenas ainda em construção, muita obra que até hoje não foi entregue, e nos tornamos os únicos turistas a visitar os 12 Elefantes Brancos erguidos/reformados para a Copa do Mundo.
Política a parte, focamos no turismo que estas 12 cidades "sede da copa" oferecem aos turistas, com ou sem um evento deste porte.

Em parceria pela 2ª vez consecutiva com o Salão Duas Rodas, nossa trip pelo Brasil terminou com a nossa moto mais suja do que nunca, em exposição no Anhembi, onde mais uma vez tivemos o prazer de receber o abraço dos amigos e escutar incríveis relatos de viajantes de moto.

ARENA DA BAIXADA

Cidade: Curitiba/PR | Categoria: Infos Úteis
Postado em: 29/9/2013
Diário de Motocicleta

 

Com a escolha da cidade de Curitiba para ser uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, o Estádio Joaquim Américo Guimarães, estádio do Clube Atlético Paranaense, mais conhecido como Arena da Baixada, começou sua reforma em 2012 depois de muitas negociações com as desapropriações de prédios e casas ao seu redor, visando a ampliação principalmente das arquibancadas e criação do estacionamento.

Como muitos estádios brasileiros, a Arena da Baixada fica em um bairro residencial, bem próximo ao centro da cidade e impressiona o fato de alguns prédios serem literalmente colados ao estádio...  ele é cercado por residências em toda quadra.


Além da construção do setor de arquibancadas paralelo ao gramado, está prevista a remodelação da cobertura do estádio que tornará a Arena da Baixada o único estádio brasileiro com uma cobertura retrátil - painéis móveis correndo sobre trilhos, que podem ser abertos ou fechados em aproximadamente 15 minutos, com acionamento inclusive durante a realização dos jogos, numa solução para que o espaço se adapte a qualquer tipo de condição climática.

O projeto ainda prevê o aumento da capacidade da Arena dos atuais 28.273 torcedores para aproximadamente de 44.000 torcedores em dias de jogos. Além disso, o clube pretende fazer dele uma arena multiuso, que poderá receber shows para até 60 mil pessoas, colocando assim Curitiba na agenda de shows internacionais e de grande porte, coisa que até os dias de hoje não se realizou por conta de falta de espaço.


Voltando no tempo

A história do estádio do Atlético começou muito antes da sua existência, quando em 1914, Joaquim Américo Guimarães, então presidente do Internacional (clube que originaria o Clube Atlético Paranaense), comandou a construção do estádio Baixada da Água Verde.

O Atlético surgiu dez anos depois, herdou o patrimônio e batizou o estádio com nome do principal responsável por seu surgimento. O antigo estádio sofreu sua última reforma em 1994, sendo feitas novas arquibancadas e de área de cadeiras sociais, as quais foram demolidas junto com o restante três anos depois, em 1997.


Calendário dos jogos 2014

16/06 - segunda-feira às 13h – Grupo F
20/06 - sexta-feira às 19h – Grupo E
23/06 - segunda-feira às 13h – Grupo B
26/06 - quinta-feira às 17h – Grupo H

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto