Entenda o Proj. Rodando as Cidades da Copa
Quem me conhece sabe que eu não sei quantos caras jogam no gol... só para ter uma ideia do grau de importância que o tema futebol tem na minha vida, mas ai você deve estar se perguntando, que raios de projeto é este então?
Bom, há tempos nós sonhávamos em viajar pelo Brasil, na verdade, o plano sempre foi conhecer primeiro o nosso país, para só então sair em viagem pelo mundo.
Quebrar a cabeça montando um roteiro que cruzasse as cinco regiões foi um desafio superado, quando anunciaram a Copa do Mundo no Brasil.
O evento caiu como uma luva, já que distribuiram os jogos pelos quatro cantos do país.
Agora eu tinha um roteiro, e bastou um pouco de logística para traçar os mapas de uma volta completa, em sentido anti horário, saindo de São Paulo, subindo para Brasília, depois Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus (seis dias navegando o Rio Amazonas e depois descendo a BR-319), Cuiabá, Porto Alegre e Curitiba.
Vimos muitas Arenas ainda em construção, muita obra que até hoje não foi entregue, e nos tornamos os únicos turistas a visitar os 12 Elefantes Brancos erguidos/reformados para a Copa do Mundo.
Política a parte, focamos no turismo que estas 12 cidades "sede da copa" oferecem aos turistas, com ou sem um evento deste porte.
Em parceria pela 2ª vez consecutiva com o Salão Duas Rodas, nossa trip pelo Brasil terminou com a nossa moto mais suja do que nunca, em exposição no Anhembi, onde mais uma vez tivemos o prazer de receber o abraço dos amigos e escutar incríveis relatos de viajantes de moto.
ITAIPAVA ARENA PERNAMBUCO
Postado em: 24/8/2013
A Itaipava Arena Pernambuco está localizada em São Lourenço da Mata, Região Metropolitana de Recife, a 19 km da Capital e encontra-se 100% concluída.
O estádio é uma arena multiuso distribuídos em arquibancadas, camarotes e cadeiras especiais com estrutura adaptada para receber eventos como shows, convenções e outras competições esportivas.
Com padrão internacional, a Arena tem capacidade para 46.000 pessoas (80% dos assentos cobertos) em assentos individuais e numerados para partidas de futebol e 63.000 pessoas para eventos musicais (com o uso do gramado).
São 102 camarotes (1.600 assentos), 1.800 assentos business e 2.700 assentos premium.
O local comporta 4.700 vagas de estacionamento (800 cobertas), das quais 4.500 serão destinadas a veículos leves e 200 para ônibus.
Além disso, o novo estádio está equipado com dois telões de LED com 77 m² em alta resolução e sistema de som e iluminação de última geração.
O projeto, assinado pelo arquiteto Daniel Fernandes, é uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo de Pernambuco e o Consórcio Arena Pernambuco (Odebrecht) e teve um custo de R$ 532 milhões.
A Arena Pernambuco é o ponto de partida para a Cidade da Copa e um novo núcleo urbano em São Lourenço da Mata, que reunirá áreas residenciais, de escritórios, educacional e de entretenimento criando uma alternativa para a expansão urbana da Região Metropolitana do Recife.
Serão preservados 600 mil m² de Mata Atlântica nativa existente na região, e adotadas tecnologias que garantam o uso racional de recursos naturais como a reserva e utilização de água de chuva, reuso de água, energia solar e outras soluções que utilizam a luz e a ventilação naturais.
Uma série de empreendimentos estão sendo concebidos para a região do entorno da obra, como uma nova centralidade urbana que será criada para alavancar o desenvolvimento da Zona Oeste, com a construção de Bares e Restaurantes, além de Shopping Center, Cinemas, Teatro, Hotéis e Centro de Convenções.
Essa área está recebendo o nome de Cidade da Copa e será conectada à capital por várias vias que já estão sendo construídas ou estão em licitação. No entanto hoje (AGO/13) encontramos vias de acesso em péssimo estado como a BR-101 que levará o torcedor até a Arena Pernambuco.