Entenda o Proj. Rodando as Cidades da Copa
Quem me conhece sabe que eu não sei quantos caras jogam no gol... só para ter uma ideia do grau de importância que o tema futebol tem na minha vida, mas ai você deve estar se perguntando, que raios de projeto é este então?
Bom, há tempos nós sonhávamos em viajar pelo Brasil, na verdade, o plano sempre foi conhecer primeiro o nosso país, para só então sair em viagem pelo mundo.
Quebrar a cabeça montando um roteiro que cruzasse as cinco regiões foi um desafio superado, quando anunciaram a Copa do Mundo no Brasil.
O evento caiu como uma luva, já que distribuiram os jogos pelos quatro cantos do país.
Agora eu tinha um roteiro, e bastou um pouco de logística para traçar os mapas de uma volta completa, em sentido anti horário, saindo de São Paulo, subindo para Brasília, depois Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus (seis dias navegando o Rio Amazonas e depois descendo a BR-319), Cuiabá, Porto Alegre e Curitiba.
Vimos muitas Arenas ainda em construção, muita obra que até hoje não foi entregue, e nos tornamos os únicos turistas a visitar os 12 Elefantes Brancos erguidos/reformados para a Copa do Mundo.
Política a parte, focamos no turismo que estas 12 cidades "sede da copa" oferecem aos turistas, com ou sem um evento deste porte.
Em parceria pela 2ª vez consecutiva com o Salão Duas Rodas, nossa trip pelo Brasil terminou com a nossa moto mais suja do que nunca, em exposição no Anhembi, onde mais uma vez tivemos o prazer de receber o abraço dos amigos e escutar incríveis relatos de viajantes de moto.
VIAGEM CONCLUÍDA...
Postado em: 6/10/2013
Após 56 dias de viagem, cruzando as cinco regiões do nosso gigantesco país, percorremos mais de 16.500 km no Projeto Rodando as Cidades da Copa com sucesso, apesar de alguns perrengues. Foram ao todo 22 Estados e cerca de 33 cidades, sendo destas 10 ao longo dos 1.700 km navegados pelo Rio Amazonas e seus afluentes.
Uma aventura incrível por um país de diversidade natural e cultural, que tivemos a oportunidade de ver de perto, embora rapidamente. Um projeto deste tamanho merece pelo menos uns 4 a 5 meses para ser realmente concluído, tamanha a quantidade de pontos turísticos e distâncias a serem percorridas.
Cumprindo nossa agenda oficial, visitamos os 12 estádios que sediarão os Jogos da Copa do Mundo de 2014 e nos tornamos os únicos turistas brasileiros (até o momento) a visitar todos eles.
Encontramos construções magníficas e alguns "elefantes brancos"... estádios em conformidade com o cronograma e outros em completo atraso, onde o orçamento já ultrapassa os limites e os gastos não dão sinal de parar.
Arenas como a Amazônia e Pantanal não justificam suas construções por conta de um evento isolado, já que em ambos os estados (Mato Grosso e Amazonas) a expressividade dos clubes é insignificante (às vezes até inexistente) nas primeiras divisões do Brasileirão.
Enquanto isso a população acredita que a vida vai melhorar, embora a esperança seja mais uma virtude do povo brasileiro, do que uma promessa de governo.
Mas por este "Brasilzão de meu Deus" os caminhos não foram fáceis. Estradas superlotadas de caminhões, muitos deles envolvidos em graves acidentes que testemunhamos, são gerados tanto pela imprudência, cansaço, quanto pela qualidade de nossas rodovias. De simples remendos mal feitos à buracos horrorosos, em alguns casos até mesmo a inexistência de estrada.
De todas, a mais desafiadora foi a BR-319 que liga Manaus à Porto Velho. Conhecida como "Rodovia Fantasma", entramos nela com a previsão de cruzar 400 km de lama em 2 dias e gastamos 4. Foram duas noites acampando no meio da Floresta Amazônica, onde o céu estrelado nos presenteou com um espetáculo difícil de ser avistado nos grandes centros urbanos.
Estávamos sozinhos, avançando cerca de 10 km a cada hora. Lutando contra atoleiros, buracos e pontes de madeira que não davam o menor sinal que aguentariam o peso de nossa V-Strom e bagagem... mas ao final de uma série de 125 "pinguelas" conseguimos sair da floresta depois de avistarmos uma Onça Puma - raro encontro segundo moradores da região - que cruzou nosso caminho, parou no meio da estrada, nos olhou e se embrenhou novamente no mato nos deixando brancos de medo e admiração.
A determinação venceu o cansaço e as dores no corpo, os pontos turísticos visitados nos deram um alento e a companhia de mais de 85 mil usuários que acessaram o Diário de Motocicleta nos garantiram forças para seguir.
São muitos os amigos a quem devemos gratidão e agradecimento, em especial aqueles que nos receberam em suas cidades natal e principalmente nossos parceiros: Salão Duas Rodas, Nova Suzuki, Joe Rocket, Capacetes NEXX, Travas Tecklock, Johnny Bordados, Rei das Placas e Cerveja Itaipava.
Agora para fechar com chave de ouro, esperamos os amigos em nosso stand no Salão Duas Rodas que acontece no Anhembi de 8 a 13 de outubro, onde iremos expor nossa moto e equipamentos e contaremos causos com fotos e vídeos inéditos.
Procurem-nos na "Rua i", próximo ao ChinaTown... estaremos lá.
Após o Salão, iniciaremos as publicações das dicas de hotéis, restaurantes, pontos turísticos, mapas, distâncias entre postos de combustíveis e muitas outras informações para os amigos que desejam rodar nosso incrível país.
Bora motocar!