Entenda o Proj. Rodando as Cidades da Copa



Diário de Motocicleta

Quem me conhece sabe que eu não sei quantos caras jogam no gol... só para ter uma ideia do grau de importância que o tema futebol tem na minha vida, mas ai você deve estar se perguntando, que raios de projeto é este então?

Bom, há tempos nós sonhávamos em viajar pelo Brasil, na verdade, o plano sempre foi conhecer primeiro o nosso país, para só então sair em viagem pelo mundo.

Quebrar a cabeça montando um roteiro que cruzasse as cinco regiões foi um desafio superado, quando anunciaram a Copa do Mundo no Brasil.
O evento caiu como uma luva, já que distribuiram os jogos pelos quatro cantos do país.

Agora eu tinha um roteiro, e bastou um pouco de logística para traçar os mapas de uma volta completa, em sentido anti horário, saindo de São Paulo, subindo para Brasília, depois Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus (seis dias navegando o Rio Amazonas e depois descendo a BR-319), Cuiabá, Porto Alegre e Curitiba.

Vimos muitas Arenas ainda em construção, muita obra que até hoje não foi entregue, e nos tornamos os únicos turistas a visitar os 12 Elefantes Brancos erguidos/reformados para a Copa do Mundo.
Política a parte, focamos no turismo que estas 12 cidades "sede da copa" oferecem aos turistas, com ou sem um evento deste porte.

Em parceria pela 2ª vez consecutiva com o Salão Duas Rodas, nossa trip pelo Brasil terminou com a nossa moto mais suja do que nunca, em exposição no Anhembi, onde mais uma vez tivemos o prazer de receber o abraço dos amigos e escutar incríveis relatos de viajantes de moto.

ÓPERA DO ARAME

Cidade: Curitiba/PR | Categoria: Passeios
Postado em: 14/07/2016
Diário de Motocicleta

Com estrutura tubular e teto transparente, a Ópera do Arame é um dos símbolos emblemáticos da cidade de Curitiba.

Foi inaugurada em 1992 e desde então acolhe todo tipo de espetáculo, do popular ao clássico, com capacidade para 1.800 pessoas na platéia e 600 expectadores nos seus 46 camarotes.

A edificação em três níveis e parecida com um disco voador, tem estrutura semelhante à Opera de Paris e está cercada por um lago, com acesso por uma passarela também armada.

Entre vegetação típica e cascatas, numa paisagem singular, faz parte do Parque das Pedreiras e ocupa uma área de 4.000 m² - juntamente com o Espaço Cultural Paulo Leminski, cenário da encenação da Paixão de Cristo e de outros grandes eventos desde 1989.

Pode abrigar ao ar livre, 10 mil pessoas sentadas ou 50 mil em pé.

O local foi palco do concerto do tenor catalão José Carreras, com a Orquestra Sinfônica Brasileira nas comemorações dos 300 ando da cidade, mas outros notáveis com Roberto Carlos, Chico Buarque e Tom Jobim já se apresentaram ali.

Particularmente eu achei o local um tanto quanto desleixado, com uma má conservação, da cor esverdeada do lago, a falta de pintura e inúmeros pontos de ferrugem da estrutura, mas de toda foram vale a visita.

Horário de funcionamento: terça a domingo, das 8h às 22 horas.
Localização: Rua João Gava, s/nº. Bairro: Abranches.

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto