Entenda o Proj. Rodando as Cidades da Copa
Quem me conhece sabe que eu não sei quantos caras jogam no gol... só para ter uma ideia do grau de importância que o tema futebol tem na minha vida, mas ai você deve estar se perguntando, que raios de projeto é este então?
Bom, há tempos nós sonhávamos em viajar pelo Brasil, na verdade, o plano sempre foi conhecer primeiro o nosso país, para só então sair em viagem pelo mundo.
Quebrar a cabeça montando um roteiro que cruzasse as cinco regiões foi um desafio superado, quando anunciaram a Copa do Mundo no Brasil.
O evento caiu como uma luva, já que distribuiram os jogos pelos quatro cantos do país.
Agora eu tinha um roteiro, e bastou um pouco de logística para traçar os mapas de uma volta completa, em sentido anti horário, saindo de São Paulo, subindo para Brasília, depois Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus (seis dias navegando o Rio Amazonas e depois descendo a BR-319), Cuiabá, Porto Alegre e Curitiba.
Vimos muitas Arenas ainda em construção, muita obra que até hoje não foi entregue, e nos tornamos os únicos turistas a visitar os 12 Elefantes Brancos erguidos/reformados para a Copa do Mundo.
Política a parte, focamos no turismo que estas 12 cidades "sede da copa" oferecem aos turistas, com ou sem um evento deste porte.
Em parceria pela 2ª vez consecutiva com o Salão Duas Rodas, nossa trip pelo Brasil terminou com a nossa moto mais suja do que nunca, em exposição no Anhembi, onde mais uma vez tivemos o prazer de receber o abraço dos amigos e escutar incríveis relatos de viajantes de moto.
ARENA PANTANAL
Cidade: Cuiabá/MT | Categoria: Diário do Piloto
Postado em: 21/9/2013
Depois de motocar mais de 2.500 km de Manaus/AM até Cuiabá/MT, ficamos diante de uma nova Arena que nasce para o Campeonato Mundial de 2014.
A Arena Pantanal, construída sobre o antigo Verdão – Estádio José Fragelli demolido para ceder espaço a novas instalações, terá capacidade para 43 mil torcedores que lotará as quatro partidas previstas na Copa do Mundo em Cuiabá.
Com entrega prevista entre Outubro e Dezembro de 2013 (tecnicamente mês que vem – Set/13), nada indica que cerca de 70% de sua obra foi concluída. Além da própria arena que faltam muito a ser erguido, o entorno com estacionamento, pista para caminhada, bosque com lago e tudo mais.
O que se vê hoje é um grande canteiro de obra, de uma estrutura que passado o campeonato, terá sua capacidade reduzida para 28 mil espectadores e será destinada à Shows, Eventos e Feiras de Agronegócio, sendo que estes dois últimos, representam a forte economia da região centro-oeste.
Ao menos não se tornará um elefante branco como em Manaus, já que assim como o Campeonato Amazonense, certamente você não apontaria um time do Mato Grosso no Campeonato Brasileiro... apontaria?
O fato que a vinda dos jogos para Cuiabá moveu a cidade e cidades vizinhas que encontram-se em um verdadeiro canteiro de obras, com novas ruas, avenidas, viadutos, VLT e muito mais.
Na TV, a cidade de Cuiabá pede paciência aos seus moradores pelos transtornos das obras, mas diz que está mudando para melhor... fato, já que infraestrutura não faz mal para ninguém.
Sucesso para região e bora motocar.