Entenda o Proj. Antes do Fim do Mundo... e um pouquinho além.
Você ceramente se lembra que o mundo ia acabar em 2012 por conta do Fim do Calendário Maia, certo? Então, qual era a melhor época para ir até o Fim do Mundo?
Com essa sacada, eu e a Elda partimos rumo ao Ushuaia em meados de Dezembro de 2012, carregados de ansiedade em cruzar a Patgônia e ver o Pôr do Sol no dia 22 de Dezembro - Dia do Fim do Mundo, en directo del Fin del Mundo.
Acontece que na altura de Floripa a Elda adoeceu, o que nos fez voltar para casa para deixa-la
No dia seguinte voltei para estrada afim de cumprir os contratos feitos com nossos parcerios.
Foi a primeria vez que viajei sozinho, e a loucura veio com a ausência da Elda, que durante oito meses planejou cada passo daquela aventura e agora, não estava mais comigo.
Os Ventos Patagônicos e o Rípio foram vencidos, vi pinguins, neve, viajei com a luz do Sol até as 23h, e não vi o Pôr do Sol no dia 22, por que estava chovendo, mas eu estava lá... no fim da RUTA 3 - eu desci por ela, e subi a RUTA 40, curtindo cerca de 850 km de rípio.
Apesar da companhia de muitos amigos, chorei sozinho por passar as festas de Fim de Ano longe da minha filha, por não estar com a Elda no dia do seu aniversário, e por vezes, atônito diante das tantas coisas que descobrimos sobre nós mesmo, quando estamos no mundo sem ninguém.
CATEDRAL NUESTRA SEÑORA DE LUJÁN
Postado em: 7/5/2013
Quando se fala em Catedral, logo se imagina uma igreja gigantesca ostentando a presença forte do cristianismo, mas em Río Gallegos esse paradigma cai por terra.
A Catedral Nuestra Señora de Luján está mais para uma simpática capela que Catedral propriamente dita.
Seguindo as construções locais, a Catedral é revestida de chapas de zinco que protegem contra o vento, coisa que na Patagônia é mais comum que pedras, e seu interior é erguido com madeira de pino o que lhe confere um ótimo isolante térmico.
Sua construção no início do século XX foi concluída quase que em tempo record – 90 dias.
Os materiais vieram de trem de Punta Arenas/CH e Río Grande na Terra do Fogo, e tão logo foi desembarcado, a construção começou em ritmo tão acelerado que no Natal de 1899 já foi possível celebrar uma missa.
A Catedral foi oficialmente entregue em 25 de Fevereiro de 1900, cerca de 4 meses depois da preparação do terreno.
A igrejinha de zinco fica na Av. San Martin, 739 e vale a visita.