Entenda o Proj. Multi Aventura rumo ao WDW14
Depois de um Test Rider com uma DUCATI Multistrada 1200, guiando um grupo de motociclistas até a Serra do Rio do Rastro (SC), o material gerado (artigo, fotos e filme e uma matéria na Revista Moto Adventure), possibilitou a oportunidade de apresentar algumas ideias para a DUCATI do Brasil.
Satisfeitos com as propostas, levaram o meu material para Itália, de onde o feedback veio em forma de convite ao World DUCATI Week 2014 - o maior evento da marca no mundo, só que eu deveria ir de moto.
Mesclamos alguns roteiros que me levasse até a Itália, e para pegar impulso, desci rumo a Buenos Aires/ARG.
Na volta passei por Montevidéu e Punta del este no Uruguai, e de volta ao Brasil, subi a costa até Recife, apresentando nas Concessionárias DUCATI a palestra Elaboração de Viagens de Longa Distância, e convidando os amigos a me acompanharem nesta trip pela Europa.
A moto ficou em Recife, e desembarcando em Lisboa/POR, peguei outra Multistrada 1200, acoplei meus baús GIVI e cruzei Portugal, Espanha e França até chegar em Misano na Itália, a tempo de participar do World DUCATI Week 2014, do qual sou detentor do record por ter rodado 14.500 km para estar ali.
Está aventura fui sem a Elda, então já tenho data para voltar.
A OBRA DAS OBRAS DE GAUDÍ
Postado em: 17/7/2014
A conexão na Espanha tem se apresentado muito ruim, e isso acaba atrasando o envio de material para os diferentes veículos que estão contando nossa aventura, bem como a comunicação com amigos e parceiros.
Por conta disso, só consegui sair do hotel após o meio dia para conhecer um pouco de Barcelona, e como o tempo é curto para turismo, a prioridade são os pontos turísticos imperdíveis, e desta forma, corri para a Basílica da Sagrada Família.
Não foi surpresa alguma encontrar uma fila dando meia volta na igreja, apenas para comprar o ingresso. Foram praticamente 2h na fila, e ainda assim, com entrada prevista para o fim da tarde.
Comprei apenas a entrada na Basílica por € 14,80 (US$ 21,00)... existem preços com guia e com subida a uma das torres, mas o tempo era curto , ainda mais levando-se em consideração que em uma tarde conseguira ver somente um ponto interessante de Barcelona.
Com o ingresso na mão e cerca de 1h40 de intervalo, deixei a moto estacionada e acelerei o passo rumo a Casa Batlló, obra emblemática de Gaudí, construída entre 1904 e 1906 no coração da cidade de Barcelona para ser residência da renomada família Batlló.
A fantástica fachada é repleta da imaginação genial do mestre catalão, que substituiu a antiga por um novo conjunto de pedra e cristal. Ele mandou escavar as paredes externa para dar uma forma ondulada a casa, e rebocou com argamassa de cal, vidros coloridos e discos de cerâmica.
São dezenas de construções com a assinatura de Gaudí espalhadas pela cidade, mas a Casa Batlló, La Pedrera (em manutenção) e a Basílica da Sagrada Família, são marcos desta genialidade maluca.
Gostaria de ter entrado na Casa Batlló para ver a arquitetura do seu interior que nos leva a uma viagem de formas e cores, mas estava lotada e eu tinha que voltar correndo para Basílica a tempo de poder entrar.
Foi uma longa caminha, mas consegui chegar a tempo.
Uma das maiores, mais bonitas e mais conhecidas igrejas da Europa, a Basílica da Sagrada Família possui dimensões monstruosas.
O prédio está em construção desde 19 de março de 1882, e, de acordo com os cálculos, só será terminado por volta de 2026 (centenário da morte de Gaudí, seu segundo e principal projetista).
Em 1883, o arquiteto Francisco de Paula del Villar y Lozano renunciou ao cargo de responsável da obra da igreja, que foi entregue ao famoso arquiteto catalão Antoni Gaudí - com 31 anos na época - que mudou completamente o projeto e a transformou na obra de sua vida.
Reza a lenda que perguntaram ao artista se ele não se preocupava com o fato de não viver o suficiente para contemplar a obra pronta, a que o arquiteto teria respondido: "Deus tem todo o tempo do Mundo".
Gaudí dedicou 43 anos de vida nas obras da Basílica, sendo os últimos 15 de forma exaustiva, e quando morreu, em 1926, só uma das 18 torres estava concluída.
O templo foi projetado para ter três grandes fachadas: a fachada da Natividade ou pórtico da Caridade - dedicado a Jesus - quase terminada com Gaudí ainda vivo; a Fachada da Paixão ou Pórtico da Esperança - dedicada à São José - , iniciada em 1952, e a Fachada da Glória ou Pórtico da Fé - dedicada à Virgem Maria - ainda por completar
O interior é tão gigantesco com por fora, e ao entardecer um show de luzes se projeta através dos vitrais por todos os lados.
Realmente um ponto turístico imperdível para quem visita Barcelona.
Com o fim da tarde... peguei a moto e fiz um rápido tour pelo Bairro Gótico, a parte mais antiga de Barcelona e segui para o PADOCK Moto Bar onde amigos Ducatistas vindos de Valência com destino ao World DUCATI Week, estavam tomando uma cervejinha.
Trocamos histórias e logo se foram, pois o roteiro escolhido foi embarcar as motos no Ferry com escala em Roma.
Eu vou por terra... sigo de Barcelona para Bolonha em um só dia.
Confira a seguir!