REFORMA DA SHELDA
Tão logo voltei da trip de Salvador, precisei trocar o rolamento da roda dianteria que não aguentou o tranco das ruas de Ouro Preto e Paraty... bem como os buracos em algumas estradas principalmente no Rio de Janeiro.
Na Honda esses rolamentos saem por R$150 mais R$200 de mão de obra... na oficina do Nenê Motos aqui perto de casa saiu por R$10 os rolamentos e R$20 a substituição.
Tá redonda e rodando de boa.
No Nenê Motos ainda fiz a carburação por R$100,00 e economizei na compra das agulhas do carburador - havia um forte cheiro de gasolina que foi identificado como efeito de uma mangueira rachada... ela foi substituida a custo zero.
As agulhas da Shadow 600cc sai por até R$130,00 cada uma (são duas), mas as agulhas da DT ou Virago 250cc servem de boa e custam R$30,00 em média - de toda forma essa grana eu economizei.
Já o vazamento de óleo foi uma novela!
Levei inicialmente na autorizada Honda aqui em São Vicente e depois de uma semana os caras não tinham o meu orçamento por conta do sistema que tava fora do ar.
Pedi para dar carga na bateria (a moto já estava parada a 30 dias) por que ia tirar a moto de lá quando subtamente oorçamento apareceu.
Diagnóstico:
A bomba d´água precisava ser trocada, bem como a carcaça do motor que apresentava rechaduras - detalhe, para esse serviço é preciso retirar o motor do quadro.
A bomba me orçaram em R$1.100,00 mais outros R$600,00 de mão de obra.
Já em relação a carcaça inferiro do motor, só quando o sistema voltasse pois essa peça vem com nova numeração do bloco do motor, ou seja, dor de cabeça para fazer nova documentação.
Como eu já tinha a informação que o vazamento se dava pela bomba d´água, liguei na Matsuo em SP e obtive o custo da peça - R$550,00 (!)
O rapaz da Honda disse que a diferença de preço era por que a Matsuo ficava mais perto do sistribuidor que eles - PARA! - R$500 de frete?
Tirei a moto de lá e fui buscar oficinas.
O Nenê Motos não fazia, o SHARK até fazia e sugeriu soldar a bomba e a carcaça do motor - contra idéia a sugestão que eu tive se usar uma super cola testemunhada por motociclista com rachaduras no bloco do motor.
A brincadeira no SHARK ia ficar por R$500,00 a mão de obra, mais uns R$300,00 de solda além de orings, fluidos e afins - tava calculando uns R$1.000,00 o novo custo.
Foi quando levei na EVOLUÇÃO MOTOS e um dos donos disse que fazia mais em conta que o Shark e que talvez nem precisasse soldar nada.
Dois dias depois a supresa... nem a bomba e nem o bloco do motor apresentavam rachaduras, era apenas um anel de borracha que unia a bomba d´água ao motor que rachou - custo - R$7,50.
Seria simples se o dono que me atendeu não desaparecesse sem comprar esse anel e os demais sócios e funcionários naõ ficassem em estado vegetativo vendo a minha moto desmontada.
Foram 30 dias de telefonemas sem resposta e prazos adiados.
No final peguei a moto com dois aneis da bomba d´água trocada, água do radiador e óleo do motor trocados e alguns parafusos perdidos.
Custo entre peças, fluidos e mão de obra - R$450,00 e a recomendação - não leve sua moto na EVOLUÇÃO MOTOS, a não ser que você tenha outra moto e não se importe em prazos não honrados.
Houve um vazamento de água do radiador mas foi erro de montagem... como eu tirei o tanque para pintura, identifiquei o erro e eu mesmo arrumei.
Passando a régua na brincadeira toda, o custo da manutenção pós viagem ficou assim:
R$ 30,00 Rolamentos
R$ 100,00 Carburação
R$ 450,00 Vazamento de óleo
No próximo artigo falarei sobre a Pintura da Shelda... sabe como é né... já que ta mexendo... (rs)