OURO PRETO - LADEIRA ACIMA E MORRO ABAIXO

Cidade: Ouro Preto/MG | Categoria: Passeios
Postado em: 18/5/2010
Diário de Motocicleta

Antes de qualquer dica, uma que vale ouro... quando for até Ouro Preto, vá preparado para subir e descer ladeiras com calçamento de pedra.
Então, nada de coturno, botas, saltos, chinelo... leve um tênis velho, daqueles que os seus pés bem conhecem... isso evitará problemas como dor nos pés e nas pernas... é bom um Gelol caso esteja fora de forma... as batatas das pernas vão queimar a noite. 

Se você planeja visitar Ouro Preto, saiba que as segundas-feiras as igrejas e museus fecham para faxina e reparos... o legal é que soubemos disso quando estávamos no meio da Praça Tiradentes com tudo fechado ao nosso redor.

Por sorte, encontramos o guia Gilson que nos cobrou R$30 o dia para nos levar até a Mina do Jeje, a Igreja de Santa Efigênia - também chamada de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos - e a Capela de Padre Faria (veja o artigo sobre estes passeios).
Apesar das igrejas estarem fechadas, conseguimos entrar, fotografar e filmar.

O Gilson nos quebrou esse galho mas é possível passear por Ouro Preto sozinho... fazendo uma boa pesquisa na web, dá para levantar informações do que ver e principalmente "o que se esta vendo".

Andando pelas ruas, a primeira igreja que visitamos foi a Nossa Senhora das Mercês e Perdões, mas só pudemos ver do lado de fora, pois a mesma encontra-se em reforma, então só fotografamos por fora, tanto a igreja quanto a vista de parte da cidade. 

Ao redor, pode-se observar os casarões seculares que usavam os seus porões como senzalas e cadeias... alguns deixam as portas abertas por onde se pode ver o interior. 
Num destes, onde hoje funciona um agradável restaurante, foi encontrado o corpo do inconfidente e poeta Cláudio Manoel da Costa em 1789. Seu corpo estava enterrado embaixo da escada... depois de exumado, foi levado para o Museu da Inconfidência.

Mas detalhes nos próximos artigos.

 

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto