TEATRO JOSÉ DE ALENCAR

Cidade: Fortaleza/CE | Categoria: Passeios
Postado em: 31/5/2015
Diário de Motocicleta

No coração da cidade está localizado o prédio mais bonito de Fortaleza: o Theatro José de Alencar, verdadeira jóia arquitetônica.

No final do século passado, o quarteirão da Rua Liberato Barroso entre a General Sampaio e a 24 de Maio era ocupado por apenas duas instituições: o Batalhão de Segurança (Polícia Militar) e a Escola Normal Pedro II.
Em 1908, parte do prédio do Batalhão de Segurança foi cedido pelo Governo Estadual para a construção do teatro que teve seu nome em homenagem ao grande escritor cearense. Não bastasse, cada camarote tem o nome de uma de suas obras como "Iracema", "Guarani", "Senhora", "Lucíola" e outras mais.

Apreciar a fachada art nouveau, o estilo coríntio do teatro, que combina vitrais coloridos e estrutura metálica importada da Escócia, já vale a visita.

O tour monitorado apresenta o interior do espaço - que manteve características da belle époque nos desenhos que enfeitam as frisas, os camarotes e as escadarias - além do jardim projetado por Burle Marx em 1974.

O corpo do teatro é todo feito em ferro, aço e ferro fundido, com três pavimentos, além do térreo, onde ficam as frisas, camarotes e torrinha, tendo ainda cadeiras, balcão nobre e elegantes escadarias.

A sala de espetáculos comporta 764 lugares e um dos destaques fica para o belo painel sobre a boca de cena, com pinturas em alto relevo de Rodolfo Amoedo, retratando aspectos alusivos à mitologia grega e à obra de José de Alencar.

Em 1991, o teatro passou por um novo processo de restauração, quando ganhou um sistema de climatização artificial. Esta última reforma procurou restaurar e modernizar o teatro aproximando-o o mais possível do projeto original.

A parte de ferro continua a mesma importada de Glasgow e as janelas, que tinham sido alteradas em outras reformas, voltaram à forma original.
Levando em consideração a imensa riqueza artística do teatro e a sua importância para a nossa cultura, foi ele tombado à condição de Monumento Nacional pelo IPHAN em 10 de agosto de 1964. Constitui um dos mais importantes conjuntos arquitetônicos do Brasil.

Visitação: segunda a sexta, das 8h às 17h.
Endereço: Praça José de Alencar – Centro

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto