patrocinado por

FAROL DA BARRA

Cidade: Salvador/BA | Categoria: Passeios
Postado em: 30/6/2010
Diário de Motocicleta

O Farol da Barra é um lugar muito gostoso de se passear. 

Infelizmente o tempo não nos ajudou muito e quando tivemos a oportunidade de conhecer, estávamos de carona e não foi possível entrar no Farol que é aberto a visitação. 

No século XVII, o porto de Salvador era um dos mais movimentados e importantes do continente, e era preciso auxiliar as embarcações que chegavam à Baía de Todos os Santos em busca de pau-brasil e outras madeiras de lei, além de açúcar, algodão, tabaco e outros itens. 

No fim deste século, após o trágico naufrágio do Galeão Santíssimo Sacramento num banco de areia frente à foz do rio Vermelho em meados de maio de 1668, o Forte de Santo Antônio da Barra foi reedificado e recebeu o Farol - um torreão quadrangular com uma lanterna de bronze envidraçada, alimentada a óleo de baleia. 

De acordo com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, o Farol da Barra é o primeiro do Brasil e o mais antigo do Continente (1698). 

Realmente foi uma pena não ter tido tempo para entrar e conhecer o farol por dentro, que abriga ainda o Museu Náutico com vários itens de naufrágios da região... mas o passeio ainda assim foi bem gostoso, pois descemos na altura do Forte de Santa Maria e caminhamos pela orla até o Farol. 

Ao lado existem quiosques que servem porções e bebidas a beira mar.
No local, há ainda amplo lugar para estacionar e barracas de acarajé e cocada com simpáticas baianas.

fotos relacionadas