IGREJA DA ORDEM 3ª DE SÃO FRANCISCO

Cidade: Salvador/BA | Categoria: Passeios
Postado em: 30/6/2010
Diário de Motocicleta

Colada na Igreja de São Francisco está essa igreja que ofuscada, quase não chama atenção, mas vale muito a visita. 

Ela foi erguida em 1703, ocupando o lugar de uma edificação anterior e seu projeto foi fruto de um concurso arquitetônico vencido por por Gabriel Ribeiro, porém a autoria da fachada não é assegurada.

Este templo é especialmente importante para o estudo do barroco no Brasil, sendo o único exemplar em todo o país cuja fachada foi decorada em estilo churrigueresco, com apenas um similar, mas não tão expressivo, na Igreja de Nossa Senhora da Guia, na Paraíba.

Essa espantosa fachada esteve coberta de argamassa por longo tempo e somente no início do século XX, durante serviços na rede elétrica, foi redescoberta e recuperada.

Tem uma profusão de esculturas e relevos de frutos e folhagens, formando guirlandas e volutas.
A portada em pedra que dá acesso ao adro é também ricamente ornamentada.

Curiosamente o interior não segue o mesmo estilo, tendo sido reformado várias vezes, mas preservando ainda uma grande série de azulejos pintados, vindos de Portugal... importantes por retratarem Lisboa antes do terremoto de 1755 e cenas do cortejo do infante Dom José e Dona Maria Ana de Bourbon em seu casamento em 1729.

O teto é decorado com pinturas de Franco Velasco, realizadas em 1831 e no coro existe um belo orgão, uns dos poucos que vimos ao longo da viagem toda.

Em anexo é matido um pequeno museu com exposição de peças sacras, incluindo paramentos litúrgicos e estatuária de grande porte impressionantes, retratando o sonho o São Francisco em tirar Cristo da Cruz.

Na igreja ainda existe um Ossuário.

A entrada custa R$ 2,00 por pessoa e também é permitido filmar e fotografar sem flash.

 

fotos relacionadas