CATEDRAL METROPOLITANA DO RIO DE JANEIRO

Cidade: Rio de Janeiro/RJ | Categoria: Passeios
Postado em: 23/5/2014
Diário de Motocicleta

Localizada no coração financeiro da cidade do Rio de Janeiro, a Catedral Metropolitana São Sebastião do Rio de Janeiro chama a atenção devido ao seu formato cônico de autoria do arquiteto Edgar de Oliveira da Fonseca.
A catedral, em forma pirâmidal, tem 106 metros de diâmetro na base e 96 metros de altura e sua gigantesca porta principal é decorada com 48 baixo-relevos de bronze, com o tema da Fé.

Dentro, os vitrais em cores vívidas, estendem-se sobre as paredes nos quatro pontos cardeais, permitindo que a luz do sol se projete em cores variadas, dependendo da hora do dia, criando uma atmosfera mística.

O interior foi projetado pelo Padre Paulo Lachen Maier, que também redesenhou a nova sacristia e a pia batismal.
As esculturas adornando o interior da catedral são de Humberto Cozzi e atrás da sacristia, a Capela do Santíssimo encontramos dois candelabros de Nicola Zanotto.

No subsolo há o Museu de Arte Sacra, fechado no dia da nossa visita, e que tem com destaque a fonte usada para batizar os príncipes da Família Real, a estátua de Nossa Senhora do Rosário, o trono de Dom Pedro II e a Rosa de Ouro concedida à Princesa Isabel pelo Papa Leão XIII celebrando sua assinatura do Ato de Abolição da Escravatura no Brasil.

Visitação: Diariamente das 7h às 17h.
Missas: segunda a sexta às 11h e domingo às 10h.
Endereço: Avenida República do Chile, 245 - Centro

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto