ESTÁDIO BEIRA RIO

Cidade: Porto Alegre/RS | Categoria: Infos Úteis
Postado em: 26/9/2013
Diário de Motocicleta

O Estádio José Pinheiro Borda, também conhecido como Gigante da Beira-Rio é o estádio do Sport Club Internacional e está localizado às margens do Guaíba, em Porto Alegre.

Seu nome oficial é uma homenagem a um ilustre vereador José Pinheiro Borda, um homem do futebol, que por várias vezes presidiu o Inter, e comandou durante muitos anos as obras, falecendo infelizmente antes que estas fossem terminadas.

Em 1959 o clube fincava as primeiras estacas do Beira Rio, mas sem muitos recursos, programas especiais de rádio mobilizavam torcedores colorados em todo o Rio Grande do Sul a contribuírem e estes traziam tijolos, cimento e ferro para a obra. Consta que até o Falcão, mais tarde ídolo colorado, chegou a trazer tijolos para a construção.

O Beira Rio foi inaugurado em 6 de abril de 1969, dois dias e 60 anos depois da fundação do Inter, tornando-se até os dias de hoje o 4º maior estádio particular do país.

INÍCIO DAS REFORMAS


Em dezembro de 2010, parte da arquibancada inferior começou a ser destruída, reduzindo assim a capacidade de público do estádio na temporada 2011.

Depois disso, o clube decidiu mudar a forma de financiamento da obra que seria feita com recursos próprios para uma parceria com a construtora Grupo Andrade Gutierrez, e as obras recomeçaram em março de 2011 com o prazo de entrega em dezembro de 2013.

Com projeto do escritório Hype Studio, a reforma do estádio porto-alegrense compreende uma cobertura metálica, suportada por 65 módulos de 23m em forma de asa, e capacidade que passará de 56 mil lugares (exigência da FIFA), embora segundo o clube a capacidade total pode chegar até 61 mil torcedores.

Das melhorias propostas para atender às demandas da FIFA, a colocação de cadeiras em todos os setores do estádio está praticamente acabada, bem como a reforma de vestiários, copas, banheiros, elevadores, suítes, áreas de aquecimento e camarotes.

Tanto o pórtico principal da Avenida Padre Cacique quanto o interior do museu e áreas sociais foram remodelados. O complexo conta também, desde o início de 2006, com um moderno sistema de catracas eletrônicas e carteirinhas sociais munidas de chips que garantem o fácil acesso em cada setor do estádio para os mais de 100 mil sócios do Sport Club Internacional.

Recentemente, o gramado do estádio Beira-Rio foi considerado o melhor do Brasil, em eleição realizada entre todos os capitães dos 20 times da primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

Orçado em R$ 330 milhões, o projeto receberá investimentos da Sociedade de Propósito Específico (SPE). O Clube aportou parte dos recursos (R$ 26 milhões) para amortização dos custos. A SPE buscará financiamento do BNDES para até 75% do valor da obra pelo programa ProCopa – específico para apoiar a iniciativa privada nas obras para o evento de 2014 – e investirá recursos próprios para completar a diferença.

Em contrapartida, o Inter oferece para a construtora o direito de explorar por 20 anos as receitas relativas aos seguintes serviços e áreas do estádio:

• 121 Camarotes e Sky Boxes;
• 5.000 cadeiras Vips;
• Aproximadamente 6.000 m² de área comercial para locação;
• 3.000 vagas de estacionamento no edifício garagem;
• Venda do marketing esportivo do estádio;
• Exploração de shows e eventos.

O Inter permanece com os direitos sobre bilheteria e as 4 mil vagas do atual estacionamento.

CALENDÁRIO DOS JOGOS 2014

15/06 - domingo às 16h – Grupo E
18/06 - quarta-feira às 13h – Grupo B
22/06 - domingo às 13h – Grupo H
25/06 - quarta-feira às 13h – Grupo F
30/06 - segunda-feira às 17h – 8ª de final grupo G

fotos relacionadas