MENINAS ARANHAS

33º dia de viagem
Cidade: Rio Amazonas/PA | Categoria: Diário do Piloto
Postado em: 8/9/2013
Diário de Motocicleta

Acordamos mais um dia de modo natural, com o despertador do celular que não desprogramei. Ele é a única ligação com a civilização, talvez por isso eu o mantenha tocando (vibração) às 6h45 da manhã.

A parada em Óbidos não foi vista e a programação do dia seria 20 minutos no porto de Parintins.

Cinco dias de navegação em barco pequeno cansam! A cada hora, mais horas se acumulam à bordo... o tédio tenta se instalar, e as voltas pelo barco não mostram nada além do que já foi várias vezes visto.

Subindo pelas paredes


Depois de Santarém o barco esvaziou consideravelmente, um prejuízo para a lanchonete e restaurante, bem como para as “meninas aranhas” que interceptaram o barco como se fossem piratas.

Assistindo a tudo nas grades do parapeito, fiquei perplexo com a habilidade de três meninas que se aproximaram da embarcação em movimento, e numa laçada certeira, prenderam seu barco de aluninio aos pneus nas laterais do navio Nélio Corrêa, e escalaram as grades, subinod até o terceiro deck para vender Camarão, Pintado, Queijo Coalho e Palmito.

São crianças lideradas por crianças... acho que a menorzinha que vi deveria ter uns seis aninhos, e a mais velha não mais que quinze.

É a versão náutica dos semáforos das grandes cidades... lá e aqui as crianças trabalham ao invés de estarem na escola.

O Dia da Pátria

Por volta das 11h30 paramos em Parintins - finalmente no Estado do Amazonas - muito rapidamente... desembarquei e corri pelo porto em busca de uma lanchonete para conseguir uma refeição diferenciada, mas por conta do feriado de 7 de Setembro, tudo estava fechado.

Na mesma corrida voltei para o barco e consegui apenas dois sorvetes de palito sem gosto algum, embora um fosse de Doce de Leite e outro de Morango.

Voltamos para o rio e no meio da tarde conseguiram uma TV de LED com os adesivos ainda colados na tela e, mal e porcamente conseguiram sintonizar o jogo do Brasil e Austrália.

Como um bom torcedor de futebol que sou, fiquei trabalhando nos artigos e fotos, e até onde vi, o resultado estava em 5x0 pro Brasil.

Com o fim da tarde fiz fotos e filmei o pôr-do-sol, e comemorei com a Elda mais um dia... ela não está muito bem, com suspeita de infecção urinária (já medicada) e cólicas fortes, passou praticamente o dia na nossa Cabine Presidencial.

Já estamos no fim desta navegação, e ela com certeza vai superar mais essa, pois tem tino e coragem para aventuras, e já sabe que a vida sobre duas rodas não é fácil.

Confira o último dia e o quase desatroso desembarqe da moto.

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto