CAPELA DO PADRE FARIA

Cidade: Ouro Preto/MG | Categoria: Passeios
Postado em: 30/6/2010
Diário de Motocicleta

O nome da Capela do Padre Faria, pelo qual esta capela é chamada, não corresponde à verdade pois o Padre João de Faria de Fialho não foi o construtor deste templo.

Esta capela foi construída para para abrigar a imagem de Nossa Senhora do Parto, que se encontrava numa pequena capela no primitivo acampamento de Bom Sucesso, e que foi profanada pelo assassinato de um padre que rezava as missas por lá.

Em 1740, abrigou a Confraria dos Brancos do Rosário, expulsa da grande Irmandade do Rosário pela maioria dos pretos. Estes, por sua vez, construíram a igreja de Santa Efigênia.

Embora não haja documento algum sobre a fundação, há duas datas: uma, 1750 gravada no sino, e outra, 1758 na grande cruz pontifícial externa à capela, a única cruz de três braços no Brasil e foi concedida pelo Papa Pio VI, dando os privilégios e graças especiais à capela, o que faz crer que o cruzeiro tenha sido erguido para comemorar essa grande distinção. A peça aliás é de uma execução perfeita: da base ao topo da haste principal mede 8,52m de altura, e todos os trabalhos de talha e encaixes são impecáveis.
Há mais de dois séculos lá se mantém até hoje e foi doada pelo Vaticano.

O interior apresenta dois esplêndidos altares e retábulos dourados, de estilo Dom João V... na nave, o teto é decorado com uma pintura representando a coroação da Virgem, cercada pelos anjos e nos quatro painéis da parede cenas da vida de Maria.

Simples e elegante, é um passeio que vale a pena.
Na ocasião da nossa visita a capela estava fechada, mas nosso guia foi chamar o zelador Sr. Wilson que nos abriu gentilmente a capela e não bastasse as histórias que nos contou, permitiu filmar e fotografar.

 

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto