MUSEU NO FAROL DA BARRA

Cidade: Salvador/BA | Categoria: Passeios
Postado em: 19/8/2013
Diário de Motocicleta

Localizado dentro do Forte de Santo Antônio da Barra, o Farol é o maior cartão postal da Barra, talvez da cidade de Salvador - disputa apenas com o Elevador Lacerda - e, ainda hoje, guia os navegantes que percorrem as águas ao alcance da sua luz.

O Farol marca imponente, a divisão da cidade em duas: a banhada pelas águas abertas do Oceano Atlântico, de praias agitadas e faixas largas de areia, e a banhada pelas águas calmas da Baía de Todos os Santos.

O Farol da Barra foi o primeiro de todo o continente americano, tendo sido acrescentado ao Forte de Santo Antônio da Barra em 1698.
Em 2011, a subida até a torre de 22 m de altura foi aberta ao público: o acesso é feito por uma escada de 81 degraus... então prepare o fôlego!

O Forte de Santo Antônio da Barra, tombado pelo Patrimônio Nacional, é uma construção dos séculos XVI e XVII. Teve um papel importante na luta contra a invasão holandesa, na guerra da Independência e na Sabinada.

Atualmente, o Forte abriga o Museu Náutico da Bahia que guarda histórias e lembranças de navios naufragados na costa baiana, além de um acervo constituído de mapas, equipamentos de navegação, maquetes de antigas naus e caravelas portuguesas e espanholas.

Essa fortificação foi iniciada pelo primeiro donatário da Capitania da Bahia, Francisco Pereira Coutinho, em 1536, tendo originalmente forma de torre com dez lados. Ampliado e reformado entre 1583 e 1587 por Manoel Teles Barreto, sofreu alterações entre 1602 e 1702, inclusive ganhando seu terrapleno.

Atenção para os dias de visitação: De Março a Novembro, de terça a domingo das 9h às 19h. De Dezembro a Fevereiro, de terça a domingo das 9h às 21h. Os ingressos custam R$ 10,00.

fotos relacionadas