FONTE NOVA E DIQUE DO TORORÓ

Cidade: Salvador/BA | Categoria: Passeios
Postado em: 19/8/2013
Diário de Motocicleta

Nosso dia começou com entrevista para BAND na frente da Arena Fonte Nova, o que foi oportuno, pois aproveitamos para registrar nossa passagem pelo palco que será sede dos jogos em 2014.

A Fonte nova foi inaugurada em 51 e só possuía um anel de arquibancada para 25 mil pessoas.
Passados 20 anos, inauguraram o segundo anel que dobrou sua capacidade.

Infelizmente um grave acidente marcou a história deste Estádio, quando em 2007, durante uma partida entre Bahia e Vila Nova, parte da arquibancada caiu matando na hora 7 torcedores.

O Estádio foi interditado, e em 2010 foi demolido para construção da Itaipava Arena Fonte Nova.

De todos os estádios que já visitamos nesta viagem (Mané Garrincha, Mineirão e Maracanã) este é um dos mais bonitos, pois possui uma abertura na sua fachada que permite ver parte das arquibancadas, o que em dia de jogos deve ser muito bonito.

Com capacidade para 51 mil pessoas, possui vaga para 2.000 carros, conta com 39 lanchonetes e um incrível restaurante panorâmico que tem vista para o campo e para o Dique do Tororó que fica bem em frente.

O entorno da Arena está perfeito e concluído; pela cidade há várias indicações de como chegar... tirando o Maracanã, este é o segundo estádio que visitamos que está 100% concluído.


Dique do Tororó

Sagrado para os adeptos do Candomblé, que fazem oferendas aos orixás em suas águas, e espaço de lazer preferido dos moradores de Salvador, o dique do Tororó é considerado um dos mananciais naturais mais importantes da cidade. Tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o dique possui 110 mil m² de espelho d´água e uma área de 25 mil m² no entorno, onde estão distribuídos equipamentos de lazer para todas as idades.

Em 1998, ele foi totalmente recuperado e revitalizado, tornando-se também um dos cartões postais da capital baiana.

No dique fica um dos principais pontos de pesca de lazer de Salvador. No lago são oferecidas também a prática de remo, passeios de pedalinho, caiaque e a tradicional travessia de barco de madeira de uma margem para a outra. A travessia em embarcações estilizadas era uma das maneiras da população da cidade se deslocar antes de existirem as avenidas do vale.

No entorno do dique existem diversas opções como parques infantis, pista de cooper e equipamentos de ginástica. Bebedouros, sanitários, dois restaurantes, quiosques e banca de revistas completam a infraestrutura do local. No dique acontecem também eventos culturais e apresentações de espetáculos como a Paixão de Cristo durante a Semana Santa.

Nas manhãs de domingo, carros são proibidos de circular no entorno, que se transforma em área de lazer com ciclovia, pista de patins e rodas de capoeira. Ao lado fica o novo estádio da Fonte Nova.

Horário de funcionamento: diariamente 24h; iluminado à noite. A Polícia Militar recomenda a utilização até às 22h30. Endereço: Avenida Vasco da Gama, Tororó ou Avenida Presidente Costa e Silva, s/nº.

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto