MUSEU PADRE DE TOLEDO

Cidade: Tiradentes/MG | Categoria: Passeios
Postado em: 8/7/2013
Diário de Motocicleta

Ao lado direito da Igreja de São Evangelista se encontra o Museu Padre de Toledo, instalado no bonito solar onde morou o líder dos inconfidentes na região do Rio das Mortes, padre Carlos Correia Toledo e Mello, vigário da Paróquia de Santo Antônio entre 1777 e 1789.

Datado do século XVIII, o casarão tem 16 cômodos, dez deles com forros pintados, destacando o "Cinco Sentidos".

Em 1788 o local testemunhou a festa de batizado de dois filhos de Bárbara Heliodora e do poeta e inconfidente Alvarenga Peixoto. O batizado serviu para a primeira reunião dos Inconfidentes, onde se falou abertamente em libertar o Brasil de Portugal.

Hoje, o museu abriga algumas peças de mobiliário e pinturas do Mestre Ataíde (importante pintor do período colonial) com destaque para a tela de São Mateus.

O museu passou por uma reforma que durou dois anos e foi reinaugurado em 2011, o que acabou mudando o foco de sua exposição, centralizando mais na questão arquitetônica da época do que na parte de mobiliário e peças históricas.
Particularmente preferia a versão antiga do museu que continua interessante, mas não é mais imperdível.

A visitação funciona de segunda a quarta, das 9h às 17h e os ingressos custam R$ 10,00. (US$ 2,30). Endereço: Rua Padre Toledo, 190 – Centro – Tiradentes.

fotos relacionadas