MUSEO DE LA PATAGÔNIA FRANCISCO P. MORENO

Cidade: Bariloche/AR | Categoria: Passeios
Postado em: 17/6/2013
Diário de Motocicleta

Inaugurado pela Administración de Parques Nacionales em 17 de março de 1940, o edifício ocupa a ala leste do Centro Cívico de Bariloche em uma construção monumental declarada Monumento Histórico Nacional.

O Centro Cívico possui características arquitetônicas particulares, marcadas por um estilo próprio das regiões montanhosas e florestais da Europa e EUA.
Desde sua criação o edifício foi destinado a concentrar sua atividade cívica e social que iniciava se na cidade: Prefeitura, Correio, Turismo, Polícia Provincial, Aduana, Biblioteca, Teatro, Museu Regional e Juizado de Paz.

O primeiro diretor do museu foi Enrique Amadeo Artayeta, que adquiriu a primeira coleção antropológica que se exibiu. Hoje, o museu reúne uma extensa coleção etnográfica e histórica que vem crescendo com o passar do tempo, graças a doações, legados e resultado de pesquisas.

Em 1992 um projeto de remodelação do Museu foi realizado dividindo-o em várias seções:

• Sala de exposição permanente;
• Sala de ciências naturais;
• Sala da pré-história;
• Sala de história aborígene;
• Sala de história regional (século XVI ao XIX);

O Museu apresenta mostras da história de Bariloche, artigos indígenas e documentos dos conquistadores e imigrantes europeus que chegaram à Patagônia no século XIX. Com importante acervo o museu também possui espaço para interessantes exposições temporárias.

O Museo de la Patagônia funciona de terça a sexta das 10h às 12h30 e das 14h às 19h. Sábado e segunda das 10h às 13h. Os ingressos custam R$6,00 (US$3,00) e menores de 12 anos não pagam. O Museu fica no Centro Cívico de Bariloche.

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto