DE PERITO MORENO/AR ATÉ ESQUEL/AR

Cidade: Esquel/AR | Categoria: Como Chegar
Postado em: 15/6/2013

Ver mapa maior

Mais uma vez as informações que eu tinha a respeito das condições da Ruta 40 até Esquel eram variadas e desencontradas. Era previsto de 300 a 40 km de rípio... uma diferença gritante, principalmente em relação a qualidade deste rípio, onde um brasileiro que encontrei no Posto YPF disse ter andando a 30 km/h – de carro.

Sem alternativa e pronto para o desafio, parti para Ruta 40 que começou com um ótimo asfalto até a divisa das Províncias de Santa Cruz e Chubut.
Neste trecho o rípio começou de forma compactada até a ciade de Río Mayo onde as informações que colhi não eram das melhores.
Dias antes havia chovido muito e a Ruta 40 estava uma lama só... o frentista do posto me alertou que havia até caminhões atolados e me ensinou um desvio que aumentaria meu percurso, mas me levaria por asfalto seguro.
Mais adiante parei em um batalhão do exército e um oficial me deu conta que haviam enviado um guincho para socorrer um caminhão, mas que este não conseguiu chegar por causa do estado do rípio.

Diante destes dados, segui a sugestão do frentista, que foi endossada pelo oficial e peguei a Ruta 22 e depois a Ruta 20, que apesar de apresentar um asfalto velho e sem acostamento, me livrou de um atoleiro.

É prudente levar um galão de combustível, pois na cidade de Gobernador Costa não tinha “nafta” e tive que rodar 90 km até Tacka a 60 km/h para conseguir chegar.

No fim do dia, acabei rodando 43 km de rípio e pulei cerca de 195 km da Ruta 40 roots.
No mais, só alegria!

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto