DE EL CALAFATE/AR ATÉ PERITO MORENO/AR

Cidade: Perito Moreno/AR | Categoria: Como Chegar
Postado em: 10/6/2013

Exibir mapa ampliado

Confesso que estava com receio de encarar a Ruta 40 agora para valer.
As informações desencontradas em vários sites, davam distâncias e quantidades de trechos de rípio discrepantes... uns apontavam 100 km de rípio, outro 25 km... assim era difícil saber ao certo o que poderíamos esperar pela frente, mas uma coisa era certa, 100 ou 25, o percurso deveria ser vencido, e lá fui eu.

Ao sair de El Calafate um motociclista Colombiano ia na minha frente e quando viramos juntos na Ruta 40 sentido norte, fiquei mais aliviado por ter companhia.
Motocamos alguns momentos juntos, mas o meu compromisso de parar para fotografar abriu distância por umas duas vezes, até que na terceira retomada de velocidade não mais o encontrei. Por certo seguiu rumo a El Chaten enquanto eu continuei tendo o norte como destino.

Até Três Lagos (165 km de El Calafate) o asfalto foi um tapete só, mas ao chegar nesta localidade o rípio veio me dar boas vindas tão logo abasteci.
Dali foram 190 km de rípio muito difícil, fofo e com desvio para a Ruta 29, já que a Ruta 40, que passa por obras, estava bloqueada por uma niveladora... até dava para passar pelo canto, mas não quis me arriscar rodar 100 km de rípio e dar de frente com uma ponte faltando.

Tomei a Ruta 29 e depois a Ruta 25 até retornar na Ruta 40 cerca de 2h30 depois de muito rípio.

A estrada seguiu asfaltada até Bajo Caracoles que é a única localidade com combustível (não garantido), e de lá mais 130 km até Perito Moreno, sendo 40 km novamente no rípio fofo.

Ao todo foram cerca 220 km de rípio em 10h30 de viagem.
Com o processo de obras na Ruta 40, a previsão é que em 2015 ela esteja 100% asfaltada, então se você quiser experimentar este desafio, corra!

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto