patrocinado por

CATEDRAL METROPOLITANA DE FLORIANÓPOLIS

Dia: 21/1/2013 | Cidade: Florianópolis/SC | Categoria: Passeios
Diário de Motocicleta

A história da Catedral Metropolitana começa no ano de 1675 quando o Bandeirante Francisco Dias Velho, fundador de Nossa Senhora do Desterro, começa a construir uma capela em homenagem à padroeira. Como de costume na época, escolheu o local mais alto e visível da pequena vila.

Em meados do século XVIII, a capela tornou-se pequena para o número de fiéis que assistiam às missas e isso levou José da Silva Paes, primeiro governador da antiga Capitania, a projetar uma nova Igreja para o mesmo local que teve sua construção iniciada em 1748 e, somente após 25 anos, a obra foi concluída.

Desde então, a Matriz já sofreu diversas ampliações e modificações que fizeram o conjunto arquitetônico perder a forma original, resultando no alargamento das paredes no sentido lateral e a colocação de um alpendre ao estilo neoclássico, em substituição à antiga porta da entrada principal.

Seu interior abriga desde 30 de maio de 1902 a escultura "Fuga para o Egito", do artista tirolês Demetz Groeden, que apresenta a fuga da Sagrada Família em tamanho natural. A obra de arte é entalhada à mão em peça única.

Também fazem parte do acervo o órgão de tubos alemão, de 1924, o carrilhão principal com cinco sinos, de 1922, e os vitrais feitos em São Paulo em 1949.
Recentemente, a Catedral passou por uma importante reforma que envolveu grande investimento público no âmbito estadual e municipal. Os reparos envolveram intervenções na parte estrutural do prédio, na fachada e no sistema de iluminação e sonorização, visando realçar ainda mais a sua beleza arquitetônica.

Funcionamento:

De segunda a sexta: das 6h15 às 20h. Aos sábados: das 8h às 12h e das 14h às 20h. Aos domingos: das 7h às 12h e das 16h às 21h. Nos feriados: das 6h15 às 12h e das 16h às 20h.

A Catedral Metropolitana fica na Praça XV de Novembro – Centro.

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto