CRUZANDO DOIS ESTADOS E MEIO

4º dia de viagem
Cidade: Torres/RS | Categoria: Diário do Piloto
Postado em: 6/12/2012
Diário de Motocicleta

Hoje, foi um dia de recomeço e reprogramação, não apenas de roteiro, mas de contexto.

Aceitar a ideia de viajar sozinho e ter que deixar a Elda em casa, ainda é uma coisa que luto para aceitar... sei que conseguirei, mas ainda é muito recente.
Nossas viagens de longa distância são planejadas durante meses... pesquisamos juntos, conversamos, alteramos roteiros, comemoramos as parcerias... e agora, na hora de cortar o bolo descobre-se que não há faca e pratinho... é complicado.

Mas há muito divulgamos esta viagem, temos compromissos com nossos parceiros e milhares de amigos que nos acessam mensalmente querem ver a motoca na estrada... então foi pra lá que eu fui hoje.

Pelos planos, estaríamos entrando no Uruguai rumo a Montevidéu, mas sai de São Vicente/SP às 9h com o compromisso de rodar até Torres/RS – metade do caminho até nosso destino uruguaio.

A estrada hoje estava particularmente difícil, com muito congestionamento por conta de obras e acidentes. Um deles envolveu dois caminhões e um carro na BR-116. Segundo um oficial com quem conversei, um caminhão parou na pista e o carro que vinha atrás bateu na traseira... a desgraça se deu quando na sequência foi esmagado por outro caminhão.
Era difícil dizer que carro era, já que este ficou reduzido a pouco mais de um metro e meio de ferragens retorcidas. (veja as fotos)

Encontrei um grupo de amigos de Jundiaí seguindo para Laguna/SC em um encontro que acontece até domingo e que colocou muuuuitas motos na estrada.

Por conta destas paradas, meus planos de chegar em Floripa por volta das 16h estourou em uma hora, mas a tempo ainda de seguir viagem.

Depois da saída para BR-282 – que segue para Urubici – tudo era novo para mim. Finalmente um horizonte que eu nunca tinha visto. Fazia tempo que eu não desbravava uma estrada, e a despeito de estar com a moto mais leve, me senti feliz pela primeira vez no dia, mesmo com uma estrada bem ruim.

A BR-101 perde bastante a sua característica, o piso começa a ficar remendado, com deformações, e quando fica lisinho não dá para comemorar, pois a pista vira vicinal.
De Laguna até Tubarão é uma tristeza só. Nesta região o que chamam de BR-101 eu chamo de estrada de sítio... há vários trechos em construção e os desvios são não tão intermináveis como as retas que aumentam a saudade do desenho sinuoso no Paraná e sul de São Paulo.

A surpresa do dia foi quando um caminhão começou a buzinar e me dar farol alto dentro do Túnel do Morro do Boi, na região de Paulo Lopes. Comecei a conferir a moto, em busca de algo que poderia ter caído, mas não achava nada.
Assim que sai do túnel fui para o acostamento no mesmo instante em que me passou pela cabeça se tratar de um golpe. Liguei a moto quando o caminhão parou atrás de mim e pude ver que o motorista era meu amigo Ocimar de São Paulo/SP junto com sua esposa.

Eita mundinho pequeno!

Paramos um instante para bater papo e tirar fotos, e logo retomei meu caminho com o abraço do amigo!

Às 20h ainda havia algum raio de Sol quando entrei em Torres/RS totalizando 11h de viagem e 955 km rodados – meu record.

Amanhã entro no Uruguai.

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto