CURTINDO A ESTRADA DOS ROMEIROS

1º dia de viagem
Cidade: Capão Bonito/SP | Categoria: Diário do Piloto
Postado em: 15/11/2012
Diário de Motocicleta

Nosso dia começou com uma noite de sono bem curta.
Mesmo depois de muito rodar, toda início de viagem bate o mesmo frio na barriga, como se fosse a primeira vez... isso é maravilhoso e renovador.

Às 8h30 encontramos nossos primeiros aventureiros, Silvio e Abelão e Hermínia, todos prontos para motocar.

O tempo estava encoberto, mas seco, e foi só fazer graça que estava tudo acertado com São Pedro, que ele tinha confirmado o recebimento do nosso e-mail, pequenas gotas começaram a cair – por que eu fui brincar com o celestial?
Mas era pegadinha e assim que ligamos as motos, um raio de Sol impressionantemente iluminou o estacionamento onde estávamos mesmo com as pequenas gotas caindo.

Seguimos como combinado para São Paulo onde encontramos o casal de amigos Silvo e Fátima que vieram de Brasília para o nosso passeio, e de lá fomos para Barueri, início da Estrada dos Romeiros, encontrar o Marcos.
Após uma rápida parada, máquinas ligadas, iniciamos nosso roteiro Serras & Rastros.

A Estrada dos Romeiros começa urbana, feia, cheia de lombadas e semáforos, mas a cada KM vai se transformando e não demora muito para as curvas acentuadas aparecerem.

Quando chegamos a Pirapora do Bom Jesus, paramos para umas fotos no triste Rio Tietê que morto, sai de São Paulo para subir o estado até o Rio Paraná. É um dos poucos rios que fazem o caminho contrário daquele que aprendemos na escola, em que todo rio morre no mar.
Nesta parada aproveitei para comentar sobre o Caminho do Peabiru, trilha construída pelos Incas e Guaranis e que ligava o litoral do Peru à Baixada Santista... por ali passava o leito deste caminho que foi aproveitado pelos Portugueses, Espanhóis e Bandeirantes em seus desbravamentos Brasil a fora.

Nisso, eis que chega o Marine e a Aline, vindos de Machado/MG... uma surpresa, já que esperávamos encontrá-los em Capão Bonito.

Agora o grupo estava formado e completo e depois da foto oficial, seguimos a Estrada dos Romeiros que deste trecho em diante é tomada de placas de curvas sinuosas – a minha preferida.
Depois em casa publico o filme que fizemos nesta maravilha.
Após uma parada na gruta, seguimos para Itu onde paramos para abastecer e fazer um lanche, já que no relógio já se iam 2h da tarde.
Dali, mais 180 km, entre Castelo Branco, SP127 e Raposo Tavares, chegamos a Capão Bonito por volta das 15h40, sob um céu azul de poucas nuvens.

Logo mais a noite, teremos uma recepção no Porthal Rastro da Serpente com um delicioso Churrasco... depois publico o artigo desta festa.

Confira o mapa:


Exibir mapa ampliado

fotos relacionadas
vídeos do roteiro