MARCO PADRÃO - IV CENTENÁRIO DA FUNDAÇÃO DE SÃO VICENTE

Cidade: São Vicente/SP | Categoria: Infos Úteis
Postado em: 14/7/2012
Diário de Motocicleta

Para comemorar o IV Centenário da Fundação de São Vicente, em 22 de janeiro de 1932 foi lançada a pedra fundamental da Coluna-Padrão erguida no ilhéu "Pedras do Mato", assim chamado porque outrora estava ligado ao sopé do Morro dos Barbosas, no entanto, as águas das marés o separaram, avançando pela terra adentro e formando afloramentos rochosos naquele recanto de praia de São Vicente.

Esse montículo de rochedos constituía baliza interna de pilotagem ou desembarque; ao nascente pela Ilha do Mudo (atual Ilha Porchat) e no poente pelo Morro do Paranapuã que circunda a ponta da Ilha Porchat; ponto este, que teria sido divisória interior da donataria de Pero Lopes e Martim Afonso de Souza.

No dia 22 de janeiro de 1932, toda a população, vicentina e santista, despertou bem cedo e correu até a Biquinha de Anchieta para participar das solenidades desse dia memorável.
Defronte à Praça 22 de Janeiro e à direita da tradicional Biquinha, erguiam-se majestosos painéis alusivos ao desembarque de Martim Afonso de Souza em 1532, ladeando o altar pousado no sopé do Morro dos Barbosas.

Às dez horas chegou o bispo de Santos, Dom José Maria Parreira Lara. Vinha pontificar a missa campal que se celebrou, ouvindo-se o coro de Santa Cecília, da capital paulista. Depois, a comitiva dos Governos Estadual e Federal, as autoridades locais, os representantes consulares, clericais, associativos e jornalísticos entraram no recinto da Exposição-Feira, que ocupava meia quadra de frente para a Praça 22 de Janeiro. Nela estavam armadas várias barracas de diversões e restaurantes, em volta do Pavilhão do Centenário, onde foram reunidas relíquias históricas e ricos mostruários de industriais e comerciantes.

A cerimônia iniciou-se com o lançamento simbólico da pedra fundamental da Coluna-Padrão, com que a colônia portuguesa de Santos prestava homenagem aos vicentinos pela comemoração do quadricentenário da fundação jurídica do primeiro povoado no Brasil.

A pedra em forma de paralelepípedo foi destampada, mostrando a cavidade quadrilátera, onde colocaram depois a ata, moedas e jornais, selando-a, e amarrando-a com larga fita verde-amarela.

Então, o notável escritor e historiador Dr. Ricardo Severo proferiu admirável oração em nome dos portugueses, que ofertavam o padrão comemorativo da fundação da primogênita cidade de São Vicente.

O monumento a ser erigido na ilhota, deveria igualar-se aos modestos padrões quinhentistas que os colonizadores e navegantes plantaram nas terras descobertas.

Mais de um ano se passara do lançamento simbólico da pedra fundamental do monumento, até que finalmente, na manhã de 19 de março de 1933, após a missa campal celebrada no Largo da Biquinha, foi inaugurada a placa de bronze em homenagem à José de Anchieta, juntamente com a entrega da Coluna-Padrão erigida nas Pedras do Mato, pela Comissão Portuguesa ao prefeito de São Vicente, José Monteiro.

Com a inauguração dessa obra de arte, idealizada pelo engenheiro e ilustre historiador Ricardo Severo, a Comissão Portuguesa do IV Centenário de São Vicente ofereceu aos convidados,dentre estes, jornalistas, autoridades e  eminentes intelectuais, substancioso almoço no Restaurante da Ilha Porchat.

“A singela coluna de granito, ereta nas escarpas Pedras do Mato, assumirá monumentais proporções como símbolo, destas ilhas, destas praias, e o remanso destas águas, se converterão em um santuário cívico, em um lugar de peregrinação”, disse com veemência o eminente escritor Carlos Malheiro Dias, na então data comemorativa.
Lembrou ainda que o Brasil tem a suprema felicidade de saber que "aqui se iniciou a construção da Pátria, que aqui se improvisaram os rendimentos da sua organização social e política".

Que os vicentinos de hoje olhem para este monumento das Pedras do Mato, e para aquela arvorezinha que já estava ali antes da inauguração, com todo respeito e carinho, procurando, de todas as formas, preservá-lo do vandalismo, afinal foi um dos presentes mais significativos que ganhamos.

fotos relacionadas