IGLESIA DE LA MERCED

Cidade: Arequipa/PE | Categoria: Passeios
Postado em: 25/3/2012
Diário de Motocicleta

Pela rua paralela a Igreja Companhia de Jesus é possível, descendo duas quadras, chegar até a Igreja de La Merced.

A princípio uma construção meio desanimadora, com a porta da igreja já na calçada da rua e um frontão sem muitos trabalhos e pouca iluminação, que a noite pode confundir o prédio com um museu ou escola.

Agora por dentro, a história é outra.

Compacta em uma nave branca, a Via Crucis em belos quadros laterais, saltam das paredes brancas foliados a ouro conduzindo o olhar para um altar dourado repleto de detalhes em um estilo gótico sem precedentes em Cuzco.

La Merced foi construída entre 1.551 a 1.607, onde ao longo de 50 se ergueu paredes de rocha de Sillar, branca e porosa que realça qualquer peça posta a sua frente. É assim com o ouro, é assim com os altares entalhados em madeira, nua e crua, em trabalhos espantosamente detalhistas, incrustados nos corredores laterais que percorrem a igreja do início ao fim, através de arcos maciços.
O chão, com ladrilho preto e branco parece criar uma segunda dimensão com as abobadas que se erguem em vãos surpreendentes.

É uma visita para ser feita com calma, e de preferência de dia, já que a igreja possui um acervo de livros e pinturas da Escola de Cuzco que só podem ser vistos em horário comercial.

Mais uma bela igreja imperdível de ser visitada.
Calle La Merced com Calle Consuelo.

fotos relacionadas