IGLESIA DE LA MERCED

Cidade: La Paz/BO | Categoria: Passeios
Postado em: 13/12/2011
Diário de Motocicleta

Saindo do Hostel República em direção a Praça Murillo, você passará pela Iglesia de La Merced e ao olhar para ela, talvez nem se sinta tentado a entrar.
A fachada é muito simples, “lisa” e quase que contemporânea, mas essa igreja é uma das mais antigas de La Paz, foi construída em 1549.

No seu interior o que mais chama a atenção é o altar, extremamente trabalhado e banhado a ouro, uma maravilha que confere a La Merced participação no ranking das seis igrejas mais representativas do estilo barroco em La Paz.

Nesta igreja podemos encontrar cinco imagens declaradas Patrimônio da Cidade de La Paz, sendo a “El Cristo Del Santo Sepulcro”, “El Cristo Crucificado”, “La Dolorosa”, “El Señor de las tres Caídas” e “El Señor de La Sentencia”.

Estas imagens, datando entre três e quatro séculos são expostas na Semana Santa e saem da igreja em procissão na Sexta-feira Santa, ocasião em que acontece também a feira de “La Dulce Empanada” onde se vendem pães, pastéis e outras delícias caseiras.

Curiosidade - Em meados de 2009 a imagem “El Señor de las tres Caídas” começou a chorar e foi comoção nacional, levando multidões a rezar por este milagre. A Igreja Católica preferiu não se pronunciar e com o tempo as lágrimas secaram.

A partir de 1937 funcionou um mercado de flores bem em frente à igreja, mas que foi transferido na década de 70 quando se construiu uma Cruz de Pedra no meio da praça.

A Iglesia de La Merced fica na Calle Bolivia com a Calle Comercio e funciona das 8h às 18h – entrada franca.

fotos relacionadas