PITANGA E O PEABIRU

Cidade: Pitanga/PR | Categoria: Infos Úteis
Postado em: 22/10/2011
Diário de Motocicleta

Há muitas discussões em torno da razão para o nome da cidade de Pitanga. O seu significado é de origem tupi (ubapitanga) e quer dizer "fruto vermelho da pitangueira", mas o porquê de batizar a cidade com esse nome ainda é uma lenda que perdura.

Alguns dizem que quando os colonos acampavam nesta região, se "hospedavam" onde hoje é o cemitério municipal, e lá ficavam à sombra de uma pitangueira; outros contam que quando os colonos estavam chegando à região avistavam no alto de uma serra três árvores de pitanga.

A região era totalmente habitada por índios de diversas tribos.

Por volta de 1900 já se encontravam sinais de moradores nesta região. A região de Pitanga abordava o que hoje é o município de Campo Mourão e o de Guarapuava.Na região onde realmente fica Pitanga hoje, só começaram a existir moradores a partir de 1914, que vieram da região de Prudentópolis, "…trazendo a Pitanga seus corações cheios de esperança…”

Venceram grandes atoleiros para chegar em carroções puxados por 6 ou 8 cavalos, carregando seus pertences, sementes, mantimentos e "família" (Terezinha Aguiar Vaz, Lendário Caminho do Peabirú na Serra da Pitanga, 2002, p. 77).

O caminho oficial do Peabiru passa pelo município de Pitanga, onde se encontram mais de 40 cachoeiras, além de muitos rios, vales e sítios arqueológicos na região.