COMO SURGIU TIBAGI

Cidade: Tibagi/PR | Categoria: Infos Úteis
Postado em: 22/10/2011
Diário de Motocicleta

O Rio Tibagi, conhecido desde 1754 como o El Dorado, revelou sua riqueza aos paulistas que, na Pedra Branca, iniciaram o sonho e a realidade do garimpo, descobrindo o ouro e o diamante.

A fama do Tibagi, o rio maravilhoso, o real El Dorado, atravessou as nossas fronteiras e foi ecoar lá ao longe. Do Norte, do Sul, do Centro, de toda parte vieram garimpeiros audazes, embalados pelas boas perspectivas do rio afortunado.

Desde os tempos mais remotos era conhecida a notícia de que o rio possuía ouro e transportava enorme quantidade de pedras preciosas, principalmente diamante, havendo mesmo a tradição de que esse rio corria sobre um leito diamantífero.

Daí os motivos das numerosas expedições levadas até as suas margens, desde os primeiros tempos das entradas no sertão feitas pelas bandeiras paulistas e, mais tarde, curitibanas. Entretanto, a formação de um povoado na região do Tibagi somente foi tentada na última década do século XVII.

É justamente em função do rio que surgiu a cidade por volta de 1794.
Antes disso, os índios tupi-guaranis batizaram o rio de Tiba (muito), Gy (cachoeiras). A história mostra que os índios viveram na região até o início do século XVII, quando chegaram os padres jesuítas para "catequizá-los". A colonização portuguesa não tardou a vir. Através de organizações de bandeiras muitos índios foram caçados e extintos. Anos depois a região voltou a ser habitada por outras tribos, os caingangues.

Hoje, é uma importante cidade eco turística com excelente infra-estrutura, belezas naturais, cultura e gastronomia.
Em 2007 foi eleita a melhor cidadezinha do Brasil pela Revista Viagem e Turismo. Possui cerca de 20 mil habitantes e está a 730 metros acima do nível do mar e fica a 18 km do Canyon Guartelá.