13º DIA - PEQUENO DESVIO DE 400 KM

13º dia de viagem
Cidade: Santa Cruz de la Sierra/BO | Categoria: Diário do Piloto
Postado em: 12/8/2011
Diário de Motocicleta

Hoje acordei com fortes dores no joelho e tornozelo... meu pé está um pouco roxo mas não acho que tenha nada quebrado, é só dor muscular.

Nosso planos iniciais eram tomar um bom café da manhã, trocar o óleo das motos e ir na casa de câmbio trocar Dólares por Bolivianos... mas demos com os burros n´água. Hoje tudo estava fechado em Villa Monte por conta de um feriado municipal.

Abastecemos e seguimos para Camiri de onde pegaríamos outra estrada para Monteagudo e depois Sucre. Detalhe, na Bolívia existe preço para local e para estrangeiro, no nosso caso o litro de gasolina pode custar até 9 Bolivianos (R$2,09).

Depois de rodar cerca de 15kms paramos num pedágio que nos cobrou 2 Bolivianos de cada moto. O rapaz do guichê nos deu os tickets e disse que no próximo pedágio bastava apresentar que não pagaríamos... beleza... 20 km depois paramos e apresentamos os tickets que não serviu pra nada... pagamos 3 Bolivianos cada moto.

Já na saída paramos na Aduana de Controle... é preciso descer e apresentar os documentos, o permisso e o papel branco que recebemos na fronteira.

O oficial bateu um carimbo e cobrou 5 Bolivianos por cada moto.
Segundo o Jeová, trata-se de cobrança do pedágio da volta, independentemente se você vai voltar ou não... história, isso tem outro nome.

Seguimos até Camiri quando vimos uma placa apontando Monteagudo e Sucre... o problema é que apontava para uma estrada de terra!

Na boa... depois de passar 4horas rodando a no máximo 30 km/h, encarar 250 km de areia não dava.

Paramos no restaurante ao lado e almoçamos depois de quase 48h sem uma refeição decente... o prato do dia era sopa de galinha, na qual vinha uma coxa bem dura, arroz, batata e algumas cenouras. Estava uma delícia (rs).

Comidos... seguimos para estrada mas desta vez com um pequeno desvio na rota... seguimos para Santa Cruz De La Sierra onde nos informaram que existe uma pista asfaltada até Sucre.

200 km a mais que seriam deliciosos não fosse o vento que fez com que eu viajasse praticamente num ângulo de quase 80° rezando para que o vento não parasse do nada.

Mais uma vez paramos em uma Aduana de Controle mas desta vez nada nos foi cobrado.

Em Santa Cruz chegamos por volta das 16h e nos informamos que Sucre fica a 400 km daqui... somando os quase 500 km para chegar e o fato que subiremos até 2.800m de altitude... fazer isso a noite pode ser uma grande besteira.

Por isso pernoitaremos aqui em Santa Cruz e amanhã partiremos rumo aos Andes.

fotos relacionadas
vídeos do roteiro