PQ. CULTURAL VILA DE SÃO VICENTE
Postado em: 29/6/2011
Para retratar o cenário da primeira Cidade do Brasil, foi construído e inaugurado em 19 de julho de 2001, o Parque Cultural Vila de São Vicente localizado na praça João Pessoa, em frente à Igreja Matriz, no Centro da cidade.
Nesta área murada por grandes toras de madeira, como no costume da época da colonização do Brasil, é retratado o cotidiano dos anos de 1550 a 1650, onde os visitantes podem apreciar desde espetáculos, história, souveniers até deliciosa gastronomia.
O projeto arquitetônico foi inspirado nas construções do século XVI.
As telhas do local vieram das antigas fazendas demolidas da Cidade de Araxá, em Minas Gerais, moldadas nas coxas dos escravos – dai o surgimento da expressão “feito nas coxas” o que atribuia um formato diferente, sem padrão de peça para peça.
O piso é feito de concreto estampado com desenho inspirado nas cidades históricas de Minas Gerais e as grandes árvores oferecem um ambiente aconchegante, tranquilo e bucólico.
Os visitantes ainda encontram o Museu da Encenação da Fundação da Vila de São Vicente com peças indígenas da nossa região bem como um acervo fotográfico, jornalístico e cenográfico da Encenação, que marca as comemorações do aniversário da Cidade no mês de Janeiro.
No local também existe o Teatro de Bonecos José de Anchieta – um espaço para apresentações que contam lendas da região durante todo o período de funcionamento do Parque. Este local é uma homenagem ao jesuíta José de Anchieta, pioneiro da dramaturgia brasileira.
Em um palco armado permantemente, pode-se curtir uma boa música ao vivo durante os finais de semana ou a partir das 20h de terça à sexta.
Enquanto isso, o visitante pode saborear pratos da culinária Brasileira e Portuguesa, que vão de delicosas receitas de frutos do mar à doces irresistíveis.
O Parque também possui lojas de artesanatos de madeira, pinturas, cerâmicas e títeres.
E não se assuste se um Guarda da Corte ou uma Sinhá passar por você, são vários os personagens caracterizados pra lá e pra cá que nos remetem àquela época.
Sem sombra de dúvida um passeio imperdível para toda a família.
O Parque fica bem defronte a Igreja Matriz e ao lado do Mercado Municipal.
O funcionamento é de terça à domingo, das 10h às 22h com entrada gratuita e várias vagas de estacionamento.