SÃO PAULO / SP À S. JOÃO DEL REI / MG - 1.125KM

Cidade: São João Del Rei/MG | Categoria: Como Chegar
Postado em: 1/5/2008
Diário de Motocicleta

Esquema ida : Rod. Airton Senna / Carvalho Pinto / Rod. Presidente Dutra / Rod. Dr. Avelino Jr. / Rod. dos Bandeirantes (MG-058) / BR 354 / Rod. Vital Brasil (BR 267) / Rod. Antonio Magalhães Jr. (MG-383) / BR 383 / BR 265.
Esquema volta : BR 265 / Rod. Fernão Dias (BR 381) / Rod. Presidente Dutra (BR 116).

Nesta viagem utilizamos a mesma rota feita para Caxambú, e de lá seguimos para São João del Rei. Poderiamos ter ido pela Fernão Dias, fazendo o mesmo caminho da volta, mas apesar de alguns trechos de asfalto ruim, as curvas da Serra que Chora e da MG-383 e BR 383 valem a pena.

Vamos á rota.

Depois da Divisa SP/MG, onde é possível parar no Mirante para apreciar a vista, você rodará por cerca de uns 40km pela MG-158 e depois entrará na BR 353, nela rodará por cerca de 20km até chegar a Caxambu, você não entrará propriamente dito na cidade, no trevo antes de Caxambu siga as placas que indiquem Beapendi, coisa de 2km depois deste trevo. Convém abastecer neste ponto.
Mais adiante você entrará a esquerda pegando a BR 267 com destino á Cruzilia.

A estrada até que é boa para uma vicinal Mineira, mas tenha cuidado nas curvas, pois faltam placas e você só saberá se ela é aberta ou fechada quando estiver dentro dela. Existem alguns buracos que não quebram rodas, mas podem causar desequilíbrio além de castigar sua garupa.

Você passará por Cruzília em sentido Minduri que dará cerca de 40km de estrada. Agora você estará rodando pela BR 383.

Nessa altura, foque seu destino para São Vicente de Minas que dará uns 100km de Caxambú.
Chegando em São Vicente de Minas, abasteça e peça informação como pegar a estrada para São João del Rei, isso por que a sinalização é ruim e você estará dentro da cidade.

Abastecido e na rota novamente, agora você estará de volta á BR 383 sentido SJDR e bem perto, cerca de 60km do destino final.
Passando por Madre de Deus de Minas, saia da BR 383 e pegue a BR 265, logo você verá as placas para São João Del Rei.
Pegue a primeira saída para SJDR, rode uns 4km que você estará no Centro Histórico
Agora é só colocar o tênis, carregar as baterias da máquina e curtir o magnífico acervo cultural bem diante dos seus olhos.

Para voltar, você pegará a BR 265 e voltará por ela, mas agora, seguirá reto em direção a Lavras.
Nesta estrada tenha muito cuidado principalmente nos trechos entre Itutinga e Lavras, cerca de 20km, muito remendo na pista, sinalização zero e caminhões no sentido contrário desviando de buracos.
Quando você estiver na Fernão Dias será só alegria, embora existam alguns solavancos na pista.

Quando você avistar São Paulo do alto da serra, com certeza estará de alma lavada, pronto para começar tudo novamente.

fotos relacionadas