MUSEU DO PRESÍDIO
Postado em: 20/02/2017
Após o passeio no trem do Fin del Mundo, que basicamente era usado pelos presidiários nos serviços em campo, conhecido também como o Trem dos Presos, segui para cidade a fim de conhecer o Presídio do Ushuaia.
No começo de 1900, a Argentina precisava marcar território na Terra del Fuego, e seguindo o exemplo de França e Inglaterra, iniciou em 1902 a construção do Presídio que levou cerca de 18 anos para ficar pronto.
Os anos de cárcere, mesmo durante a construção são retratados com tristeza pela história, já que as condições climáticas e o isolamento do Ushuaia no começo do século XX eram desoladores.
Os condenados levados ao presídio, após o término da construção, eram transportados de navio e desciam no porto, acerca de 2 km dos portões do cárcere. Deste ponto, tinham que caminhar com os tornozelos algemados até a prisão, dando-se conta do completo isolamento que os cercavam.
Hoje, o Museu é um ponto turístico muito interessante, e você pode gastar fácil umas 3 horas se quiser ler todas as informações disponíveis, além de fazer as mais interessantes fotos que lhe passar pela cabeça.
Após o Museu Marítimo, que também é integrado ao complexo, o visitante entra no primeiro pavilhão que foi completamente restaurado, onde cada cela conta um pedaço da história.
Chegando ao pátio, coberto por conta do severo clima – não havia Banho de Sol – há um pavilhão congelado no tempo, que causa um forte impacto nos visitantes.
Enquanto todo o resto do Museu está quentinho e restaurado, este pavilhão é “roots”... está conservado como era antigamente. Nesta parte da visita as informações acabam, e a percepção fala mais alto pois, ela quase salta aos olhos nos dando a nítida impressão que tudo aquilo não se trata de cenário de filme, tudo é real e pode-se sentir o peso do lugar, a começar pelo frio de suas paredes de pedra.
É realmente impactante, e sem dúvida, um dos pontos altos do tour pelo museu que vale a pena conferir.
Se você encontrar a porta de vidro fechada, vá em frente, ela está aberta e esta área pode, e deve ser visitada.
Os ingressos custam $ 90,00 Pesos (US$ 6,00), nos horários das 11h30 da manhã, 16h30 e 18h15, há tour guiado onde muitas histórias são contadas.
O Museu fica na Calle Yáganes com Gov. Paz e funciona diariamente das 9h às 20h – os ingressos valem 48h, e se no dia seguinte você quiser voltar, será bem vindo.