MUSEU ARQUEOLÓGICO EM ARICA/CHL

Cidade: Arica/CH | Categoria: Passeios
Postado em: 01/09/2016
Diário de Motocicleta

Uma excelente pedida de turismo em Arica, é conhecer o Museu da Universidade de Tarapaca San Miguel de Azapa... sim, o nome é grande, mas faz jus ao rico conteúdo e história que com certeza vai te impressionar.

O Museu divide-se em duas mostras (em prédios distintos) que basicamente juntas contam a história do povoamento do Norte do Chile, envolvendo as regiões próximas onde hoje conhecemos por Peru, Bolívia e Argentina e dividindo entre Terras Altas, Costa e Vales.

A primeira parte consiste no contar da história de forma cronológica, desde os primeiros habitantes por volta de 8.000 anos A.C, passando pelo surgimento do Império Inca e finalizando com a Colonização Espanhola.

Ricamente explicativo e com um acervo impressionante encontrado em inúmeras escavações, a história vai sendo contada em peças ricas em detalhes e costumes que moldaram vários grupos étnicos como os Chinchorros (de 6 a 2.000 A.C) e que é o ponto focal da segunda mostra, em um prédio moderno repleto de múmias.

Neste ponto em específico, o destaque vai para o tipo de mumificação que essa civilização se dedicava, e que foge completamente do tradicional.

Em suma, eles desidratavam o corpo, depois esquartejavam os membros para envolver os ossos em cordéis feitos de fibras de plantas nativas, depois envolviam em uma camada de argila, um composto de magnésio e por fim, montavam os corpos novamente e pintavam alguns com ouro.

Pensa no trabalho!

O Museu funciona de Segunda a Domingo das 10h às 18h, e fica na Av. Senador Humberto Plaza Corvacho – na verdade é a Ruta A-27 a caminho de San Miguel Azapa – na altura do KM 12. Os ingressos custam U$ 2,95 por pessoa.

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto