Entenda o Proj. Vulcões Andinos
![Diário de Motocicleta](images/backgrounds/mapa_vulcoes.jpg)
Esta aventura, nos colocou para rodar a Cordilheira dos Andes em busca de alguns vulcões da América Latina.
Durante o planejamento, identificamos tantos vulcões, que seria inviável fazer um roteiro completo em apenas 50 dias (prazo geralmente usado nos projetos em parceria com o Salão Duas Rodas), então a solução foi dividir em duas etapas.
Partimos em Agosto de 2015 rumo a Colômbia, cruzando a Bolívia, Peru e Equador, voltando pelo Norte do Chile, atravessando o Chaco Argentino até voltar para casa.
Subimos alguns vulcões, passamos por vários perrengues e terminamos a aventura novamente no Anhembi, expondo a nossa moto no stand da GIVI do Brasil, e com apresentações de Palestras no Auditório Orquídea durante o 13º Salão Duas Rodas.
Sem sombra de dúvida, essa viagem foi a mais desafiadora e que nos proporcionou um maior contato com milhares de apaixonados por viagens de moto.
COMO CHEGAR NO PARQUE SAJAMA
Postado em: 14/12/2015
Partindo de Cochabamba no sentido de La Paz, a Ruta 4, já no Altiplano Boliviano segue serpenteando a Cordilheira dos Andes na rocha, atingindo seu ponto máximo em La Cumbre, aos 4.496 m antes de descer aos 3.800 m – altura da maior parte da Bolívia.
Ao longo do caminho várias comunidades vendem gasolina em mercadinhos, mas posto mesmo só a partir de Caracollo, embora isso não significa que haja gasolina a venda.
Na nossa passagem por este trecho, só conseguimos abastecer em Patacamaya, e mesmo assim em uma venda de óleo para motor.
Não se preocupe com a qualidade da gasolina... é TOP em qualquer lugar.
Em Patacamaya a estrada, que desde Caracollo une as Rutas 4 e 1, finalmente se dividem mais uma vez, e seguindo adiante em pouco tempo se atinge La Paz, mas virando à esquerda, continuamos na Ruta 4 que segue até a fronteira com o Chile, passando antes pelo Parque Sajama – o nosso destino aos pés do Vulcão que leva o mesmo nome.
A partir desta bifurcação você só encontrará combustível na fronteira (200 km depois) então fique esperto.
Todo o trecho apresenta bom asfalto e pouco movimento de caminhões.
Em nenhum momento avistamos situações de perigo, fosse provenientes de acidente ou assalto.
Ao chegar no Parque Sajama, opte pela primeira entrada e siga por cerca de 20 km em estrada de cascalho até o Hostel localizado na comunidade de Tomarapi.
O caminho é suave apesar da estrada de terra... acredito que uma moto custom consegue transitar sem grandes problemas. Basta um pouco de fé e paciência.