Entenda o Proj. Êxodo de Moto


Diário de Motocicleta

Depois de oito anos sem férias, e após cinco meses de planejamento para esta viagem, eu e a Elda partimos naquela que seria a nossa primeira viagem de longa distância.

Partimos no meio de Maio de 2010 rumo à Slavador, subindo pelo interior de Minas Gerais e Bahia, e descendo pelo litoral.

Seria uma vaigem fantástica não tivéssemos errado na época do ano... entre Maio e Setembro ocorre a temporada de chuvas no Nordeste brasileiro e não deu outra, pegamo frio em Minas e muitas chuvas de Salvador/BA até Paraty/RJ.

Foi a primeira viagem que relatamos o nosso dia a dia diretamente da estrada, e isso atraiu a companhia virtual de muitos amigos, que através de fotos, vídeos e relatos, curtiram com a gente essa nossa primeira aventura.

MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR

Cidade: Ouro Preto/MG | Categoria: Passeios
Postado em: 30/6/2010
Diário de Motocicleta

Visitamos outras igrejas onde infelizmente é proibido filmar e fotografar. 

Eu bem que tentei, mas não tive muito sucesso... geralmente de dois a três monitores ficam caminhando perto da gente, e como fomos em baixa temporada, fazer marcação na gente não era nada difícil. 

Mas independentemente de fotos ou não, são passeios que valem a pena conferir uma vez hospedado em Ouro Preto. 

Fomos até a Matriz Nossa Senhora do Pilar, construída em 1696 em torno de uma capela que ali existia. 

A arquitetura desta igreja é composta de linhas retas o que dizem não poder ser atribuído ao estilo barroco, mas seu interior diz o contrário. 

Com cerca de 400kg de ouro na sua decoração, atribui-se boa parte da obra ao pai de Aleijadinho, embora a construção desta matriz tenha a assinatura de vários artistas e encarregados de obra. 

O interior da igreja não condiz com o volume externo.. enquanto do lado de fora vemos uma enorme caixa retangular, a nave tem formato de um decágono ricamente trabalhado em talha e revestido de ouro e prata.

No subsolo existe um pequeno museu de Arte Sacra repleto de câmeras, então não tente fotografar (rs).
Os ingressos custam R$4,00.

Parceiros neste projeto