Entenda o Proj. Rodando as Cidades da Copa

Quem me conhece sabe que eu não sei quantos caras jogam no gol... só para ter uma ideia do grau de importância que o tema futebol tem na minha vida, mas ai você deve estar se perguntando, que raios de projeto é este então?

Bom, há tempos nós sonhávamos em viajar pelo Brasil, na verdade, o plano sempre foi conhecer primeiro o nosso país, para só então sair em viagem pelo mundo.

Quebrar a cabeça montando um roteiro que cruzasse as cinco regiões foi um desafio superado, quando anunciaram a Copa do Mundo no Brasil.
O evento caiu como uma luva, já que distribuiram os jogos pelos quatro cantos do país.

Agora eu tinha um roteiro, e bastou um pouco de logística para traçar os mapas de uma volta completa, em sentido anti horário, saindo de São Paulo, subindo para Brasília, depois Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Manaus (seis dias navegando o Rio Amazonas e depois descendo a BR-319), Cuiabá, Porto Alegre e Curitiba.

Vimos muitas Arenas ainda em construção, muita obra que até hoje não foi entregue, e nos tornamos os únicos turistas a visitar os 12 Elefantes Brancos erguidos/reformados para a Copa do Mundo.
Política a parte, focamos no turismo que estas 12 cidades "sede da copa" oferecem aos turistas, com ou sem um evento deste porte.

Em parceria pela 2ª vez consecutiva com o Salão Duas Rodas, nossa trip pelo Brasil terminou com a nossa moto mais suja do que nunca, em exposição no Anhembi, onde mais uma vez tivemos o prazer de receber o abraço dos amigos e escutar incríveis relatos de viajantes de moto.

A TRISTE BR-163 NO SUL DO BRASIL

Cidade: Iraí/RS | Categoria: Diário do Piloto
Postado em: 24/9/2013

Depois das chuvas à noite, o que muito me preocupava, o dia amanheceu frio, mas com alguns pedaços de céu azul. Isso nos animou e fez com que saíssemos relativamente cedo do hotel, coisa de uma hora antes do nosso habitual, que deveriam nos ajudar na longa distância a ser percorrida... cerca de 960 km até Porto Alegre.

Com a motoca na pista, a realidade começou a mostrar a sua cara tão logo passamos por Marechal Cândido Rondon quando a BR-163 mudou da água pro vinho, ou melhor, vinagre.

Desde que comecei a motocar e conheci as estradas do Paraná, fiquei encantado por seus traçados sinuosos, subindo e descendo morros e colinas através de um asfalto liso como nenhum outro. Mas hoje meu conceito estava sendo revisto, e infelizmente para baixo.

Buracos, rachaduras, remendos e ondulações, tudo no mesmo metro quadrado de pista começaram a retardar nossa viagem quando caminhões entraram na nossa frente, seguraram o trânsito por quilômetros e causaram acidentes mais uma vez.

O vento soprou forte e a temperatura até ajudou subindo um pouquinho, mas isso não foi suficiente para encurtar nossa viagem que seguindo por um emaranhado de estradas, centros urbanos e lombadas desnecessárias diante de tantos buracos se estendeu tarde adentro.

Quando saímos do Paraná e entramos em Santa Catarina, a BR-163 continuou ruim, mesmo com obras em alguns trechos, até mesmo na BR-282, estrada deliciosa que liga o Litoral às Serras Catarinenses.

Saindo dela, entramos na BR-158 e cruzando o Rio Uruguai, entramos no Rio Grande do Sul parando logo em Iraí prestes à anoitecer.

Pelos planos ainda faltavam 460 km que não seriam feitos à noite por nada desse mundo. O frio da Serra já nos colocara a prova por tempo demais e agora era hora de se abrigar e fazer uma boa refeição... amanhã concluiríamos a viagem.