DE RÍO GALLEGOS/AR ATÉ EL CALAFATE/AR

Cidade: El Calafate/AR | Categoria: Como Chegar
Postado em: 9/6/2013

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Depois de mais de 3.500 km percorrendo as retas intermináveis da Ruta 3... descendo de Buenos Aires até o Ushuaia e voltando para Río Gallegos, era o momento de trocar de pista e iniciar a motocada pela Ruta 40.

Tentei em vão fotografar o 0KM da Ruta 40, mas os caras mudaram o marco zero para atual Ruta 1 que segue até o Cabo Virgens... um trajeto de mais de 130 km de rípio sem uma alma viva sequer... quanto mais postos de combustível.

Em mãos de mapas antigos, segui a antiga Ruta 40 que desemboca em um cais em Punta Loyola e tirei uma foto simbólica. Dali iniciei minha viagem até El Calafate – distante 305 km, no entanto, cortei caminho pela Ruta 5 o que me economizou aproximadamente uns 200 km.
Como teria muito que rodar na mítica Ruta 40, fiz este desvio sem peso na consciência.

A Ruta 5 difere inicialmente da Ruta 3 pela grande quantidade de curvas... não são tantas assim é verdade, mas depois de retões de 100 km de extensão, qualquer viradinha já adrenaliza e afasta o tédio.

Em se tratando de adrenalina, este trecho simples me reservou fortes emoções quando comecei a motocar em um dia gelado e com céu azul e, ao longo da estrada, nuvens negras começaram a surgir no horizonte.
Sentia a sensação de um caçador de tempestades, fotografando ao longe a chuva caindo com força no árido terreno da Patagônia.
A cada curva que fazia, a estrada me colocava em rota de colisão com as grandes e escuras nuvens, até que inevitavelmente tive que entrar em uma.

O tic-tic dos pingos de chuva deu lugar aos tec-tec das pedras de granizo que me bombardearam durante poucos 600 m, mas o suficiente para me deixar com manchas roxas nas pernas e braços.

Foi uma sensação incrível, principalmente depois de passar a tempestade e dar de cara com um céu azul que cobria a cidade de El Calafate colina abaixo.

Neste trajeto existe posto de combustível em Esperanza, trevo onde a Ruta 5 encontra a Ruta 40 e segue para El Calafate.

Pistas muito bem conservadas, sinalizadas e com baixíssimo movimento.
Estrada para motocar suave e aproveitar a ausência dos ventos comuns na Ruta 3.

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