MUSEU FERROVIÁRIO ROBERTO GALIAN

Cidade: Río Gallegos/AR | Categoria: Passeios
Postado em: 7/5/2013
Diário de Motocicleta

Antes de me tornar “motociclista motoqueiro”, sempre fui apaixonado por trens a ponto de hoje ter uma maquete de ferreomodelismo inacabada que jaz no quartinho dos fundos lá na lavanderia.
Não tenho mais tempo para me dedicar a sua montagem, mas ainda gosto de tudo ligado a ferrovias e sempre que posso, procuro visitar um ou outro museu, dos poucos que existem principalmente no Brasil.

Mas não é só aqui que o trem foi abandonado em prol do progresso das rodovias, em Río Gallegos o Museu Ferroviário Roberto Galian apareceu nas nossas pesquisas e o passeio se mostrou interessante, e não perdi a oportunidade de ir conferir de perto o que seria um testemunho da história ferroviária da Patagônia. Porém, ao chegar ao dito Museu, que desolação.

Apesar de estar no horário de funcionamento, o mesmo estava fechado e nem mesmo ex-funcionários que estavam na Associação Ferroviária ao lado sabiam explicar o motivo.

Fazia muito frio com uma chuvinha fina que não parava de cair, e o fato de ter caminhado algumas dezenas de quadras até ali, não me deixavam voltar sem um registro. Então, aproveitando a falta de vigilância, entrei por um buraco na cerca e fui caminhar no meio de um cemitério de locomotivas.

Nunca havia testemunhado tamanho abandono e descaso com a história, onde milhares de peças e várias composições entulhadas umas sobre as outras, apodreciam ao tempo.
Máquinas gigantescas destruídas, saqueadas e vandalizadas, escondiam latas de cola, o que indicavam que o abandono não vem hoje e os freqüentadores pouco devem se importar com a história.

Um cenário ideal para aqueles que não poupam esforços para mal dizer a preservação de monumentos e a história do nosso país, não que se justifique, mas que fique claro que o pouco caso não é uma invenção brasileira.

Após algumas fotos e uma boa caminhada sobre trilhos, vagões e locomotivas, sucumbi ao frio e a chuva e fui embora para o hotel sem conseguir visitar o interior do museu fechado.

Se você for a Río Gallegos e visitar este Museu, nos conte depois o que acho dele ok!

O Museu Ferroviário Roberto Galian fica na Calle Pellegrini, 9400, esquina com a Calle Mendoza.

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto