IGLESIA DE LA MERCED

Cidade: Arequipa/PE | Categoria: Passeios
Postado em: 25/3/2012
Diário de Motocicleta

Pela rua paralela a Igreja Companhia de Jesus é possível, descendo duas quadras, chegar até a Igreja de La Merced.

A princípio uma construção meio desanimadora, com a porta da igreja já na calçada da rua e um frontão sem muitos trabalhos e pouca iluminação, que a noite pode confundir o prédio com um museu ou escola.

Agora por dentro, a história é outra.

Compacta em uma nave branca, a Via Crucis em belos quadros laterais, saltam das paredes brancas foliados a ouro conduzindo o olhar para um altar dourado repleto de detalhes em um estilo gótico sem precedentes em Cuzco.

La Merced foi construída entre 1.551 a 1.607, onde ao longo de 50 se ergueu paredes de rocha de Sillar, branca e porosa que realça qualquer peça posta a sua frente. É assim com o ouro, é assim com os altares entalhados em madeira, nua e crua, em trabalhos espantosamente detalhistas, incrustados nos corredores laterais que percorrem a igreja do início ao fim, através de arcos maciços.
O chão, com ladrilho preto e branco parece criar uma segunda dimensão com as abobadas que se erguem em vãos surpreendentes.

É uma visita para ser feita com calma, e de preferência de dia, já que a igreja possui um acervo de livros e pinturas da Escola de Cuzco que só podem ser vistos em horário comercial.

Mais uma bela igreja imperdível de ser visitada.
Calle La Merced com Calle Consuelo.

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto