OPÇÕES DE RESTAURANTES EM CUZCO

Cidade: Cusco/PE | Categoria: Onde Comer
Postado em: 26/1/2012

Escrever sobre a culinária e os restaurantes de Cuzco não é uma tarefa fácil... mas não por falta de opção, mas pelo fato que parte da minha dieta foi comida de hospital, graças a dois dias de internação por conta do cálculo renal que resolveu dar o ar da graça no segundo dia em Cuzco. – veja relato 25º Dia - City Tour de Ambulância e 26º Dia - Mais um dia internado, mas com rolê a noite.

Cuzco oferece uma vasta opção de restaurantes que vão da culinária tradicional até a internacional... não achamos nenhum restaurante com comida brasileira, mas em todos os lugares há caipirinha.

No nosso primeiro dia chegamos já passava das 21h e após rodar atrás de hotel, desmontar tudo, tomar um bom banho e sair, muitos restaurantes já estavam fechando.
É verdade que não subimos até a Praça de Armas que é cercada por restaurantes, mas naquela altura a barriga roncava mais que um escapamento de moto custom e ao avistas a primeira placa com a palavra mágica “pizza”, não pensamos duas vezes em entrar e fazer nosso pedido.

Éramos em quatro e uma pizza grande (família como eles dizem) chamada Maria e feita de frango, não deu nem pro cheiro. Era saborosa, de massa fina e crocante e só nos satisfez quando pedimos a segunda.
Creio que duas pessoas comam uma dessa inteira, pois são muito leves.

O Restaurant Chez Bigotes Pollos y Pizzas & Parriladas fica a uma quadra do hotel Villa Hermozza, subindo a Avenida Del Sol sentido Praça de Armas e virando a direita na Avenida Gracilaso, 789.

Atendimento muito bom, comida saborosa e preço convidativo.
Nossa conta – duas pizzas família, uma jarra de limonada e quatro cervejas cusqueñas deu S/98,00 – cerca de R$60,00.

No dia seguinte, acordei com minhas pedras do rim em festa e almocei no hospital, uma canja de frango deliciosa, mas que não recomendo aos amigos.

A noite, após a alta, jantamos no próprio restaurante do hotel que mantém a cozinha aberta até as 21h.
Desta vez pedi um lomo de aplaca (bife) delicioso e a Elda um talharim... a conta foi cerca de S/68,00 – R$38,00

No dia seguinte gostei tanto da canja de frango, que fui almoçar no hospital na minha segunda internação. Mas a noite fiz um esforço e saímos para uma volta em Cuzco que não conhecíamos ainda, devido a dois dias internados.
Subimos até a Praça de Armas, e ficamos encantados com o lugar...tanto de dia como de noite é mágico e repleto de restaurantes como já mencionei acima.

Acabamos entrando no El Meson, uma cantina muito charmosa com uma linda vista para a Praça.
Mais uma vez pedimos pizza, já que não tinha muito apetite e meus rins, mesmo com dois dias de antibióticos na veia, ainda me doíam.
A pizza servida é pouco maior que um prato grande e vi em algumas mesas pessoas comendo uma dessa sozinha... em outras ocasiões acho que também comeria, mas ali resolvemos rachar uma entre nós dois. Foram 3 pedaços para cada que matou nossa fome... de entrada havíamos pedido uma entrada de pão de alho e para brindar meus 39 anos comemorados naquele dia, bebemos Limonada com comprimidos a cada 8 horas.
A conta deu S/44,50 (R$27,45) mais em conta que no hotel. Esse restaurante fica em uma esquina da Praça de Armas, mas a entrada é pela rua lateral que sai da praça – Calle Espaderos, 105. Vale muito à pena.

No dia seguinte fomos em busca de passeios pelos sítios arqueológicos de Cuzco e voltar para o hotel para mais tarde regressar à Praça, não compensava... fomos dar umas boas voltas pelas ruas de Cuzco e acabamos almoçando no MC Donald´s que existe na Praça de Armas.
No Brasil não faço isso nem amarrado... fui Gerente de lojas MC Donald´s por dois anos e desde que pedi minhas contas – há muitos anos- nunca mais voltei a comer um sanduíche deles com prazer... imagina ter que comer isso todo os dias?
Como não existe Bobs e Habibs em Cuzco... lá fomos nós de Fast Fat Food.
Pedimos dois Quarteirões combo e um Sunday a um custo de S/33,00 – R$20,35.

Curiosidade – o combo principal (Mc Combo Pollo Cruijiente) serve duas coxas de frango empanadas com Inca Kola e fritas.

Quando voltamos dos passeios por cinco parques arqueológicos, fomos jantar no Valentina, restaurante tipicamente Peruano ao lado nosso Hotel.
Confesso a vocês que não sou de comer de tudo e mesmo estando em um restaurante típico, mais uma vez me deliciei com um bom pedaço de filet mignon enquanto a Elda, para não me deixar passar vergonha sozinho, pediu uma Lazanha a Bolonhesa. A conta deu S/76,00 – R$46,90