48º DIA - RUMO A POSADAS - ÚLTIMA CIDADE ANTES DO BRASIL

Cidade: Posadas/AR | Categoria: Diário do Piloto
Postado em: 16/9/2011

Quando chegamos a Corrientes, o tempo estava nublado e ontem, durante os passeios por várias vezes choveu, mas coisa bem pouca... meia dúzia de pingos que não demoravam mais que três minutos para parar.
Hoje porém acordamos com o barulho da chuva.

Pegar chuva na estrada é uma coisa... arrumar as malas e sair embaixo de chuva é outra.
Valorizamos nossa arrumação de bagagem, o café da manhã e até fiquei 30 minutos na fila de um caixa 24h para sacar Pesos para a viagem e, quando finalmente a chuva cessou, já era perto do meio dia.

Fomos dar um último rolê na cidade e procurar gasolina que, pasmem... falta em muitos postos.
Conseguimos completar o tanque no último posto e seguimos para Posadas pela Ruta 12.

Esta estrada vai margeando o Rio Paraná e a fronteira com o Paraguai. Em alguns trechos o rio é visível da pista, em outros momentos apenas pasto para gado com algumas cabeças.

Passados uns 70 km, entramos para Itati para conferir a Basílica de Nossa Senhora de Itati... uma gigante no meio do nada... quer dizer, no centro de Itati que não sei porque não progrediu tendo uma Basílica tão grande.

Seu interior é simples, mas impressiona a altura da cúpula central. Sem brincadeira, deve ter uns 50 metros de altura... realmente impressionante.
No altar, Nossa Senhora fica de costas para a igreja, isso por que na verdade ela está voltada para uma outra capela num pavimento superior.
São cerca de 9 km da Ruta 12 até a Basílica e se você estiver passando por ali, vale o desvio.

De volta ao caminho, o asfalto foi nosso parceiro hoje e se comportou direitinho, sem buracos, sem remendos e lisinho.

O visual da pista vai alternando entre pasto para gado, plantações de pinheiros e queimadas, muitas queimadas.

Rodamos 352 km até nosso hotel em Posadas onde chegamos por volta das 17h30 num calor de 31C°.

Tínhamos os planos de seguir direto para Foz de Iguaçu (mais 315 km) mas como vamos fazer algumas paradas pelo caminho, optamos em seguir viagem para o Brasil amanhã.