PALACIO ARZOBISPAL

Cidade: Lima/PE | Categoria: Passeios
Postado em: 07/08/2016
Diário de Motocicleta

Localizado junto à Catedral de Lima Palacio Arzobispal faz parte do patrimônio religioso da cultura peruana, declaro pela UNESCO como Patrimônio Mundial.

Antes de ser construído, seu terreno foi utilizado como primeira cadeia da cidade, e somente depois, o Papa Paulo III mandou erigir o palácio como Basílica Catedral Primada, até que em 1600 o local passou a ser conhecido como Arcebispado.

O atual museu do palácio do arcebispo foi construído em 8 de dezembro de 1924, sendo considerado o primeiro exemplo de estilo arquitetônico neocolonial acadêmico. Seu desenho foi inspirado no Palacio Torre Tagle e o arquiteto polaco Ricardo de Jaxa Malachowski apoiado por Claude Sahut e Enrique Mogrovejo iniciaram a obra em 1916.

Sua fachada totalmente de pedra foi reintegrada com características do barroco limenho colonial: preenchimento almofadado, conchas de vieiras, varandas esculpidas em cedro da Nicarágua na porta principal.

Entre os balcões (varandas), em sua parte superior encontramos uma escultura em granito do patrono episcopal, Santo Toribio de Mogrovejo; na cúspide de toda estrutura se encontram as bandeiras do Vaticano e do Peru.

No interior do edifício também encontramos uma escultura de Santa Bárbara, patrona de Cuba.

No salão principal existe um belíssimo vitral de luas francesas que permitem a entrada da luz, escadas de mármore com trilhos de madeira que dão acesso ao segundo piso e a um pátio de laranjeiras, que liga o museu a Catedral de Lima.

No museu podemos observar a magnífica coleção de pinturas, esculturas e ornamentos litúrgicos, muitos deles pertencentes a outros templos da cidade, peças de valor incalculável.

As salas, escritórios e capela principal barroca são as mais belas do Centro Histórico.
O segundo andar conserva a decoração antiga do Palacio Arzobispal, com uma ampla coleção de retratos dos bispos de Lima, assim como móveis, pinturas sacras, peças de decoração de diversas épocas, desde a fundação de Lima. No terceiro andar está parte do arquivo da Catedral, área de pesquisa e oficinas de pequenas restaurações de obras de arte religiosa.

A visitação pode ser feita de Segunda a Sexta das 9h às 17h, aos Sábados das 10h às 13h e Domingos das 13h às 17h. Os ingressos custam S/30,00 (US$ 8,77), dando direito a visitar o Palácio, a Catedral e o Museu Sacro.

Endereço: Plaza de Armas, Centro Histórico.

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto