EU CURTO MOTOCICLETA
Humanizar o trânsito: Esta é a proposta da campanha “Eu curto Motocicleta. Eu levo vida no meu capacete”, lançada em julho em comemoração ao mês do Motociclista pela Assohonda - Associação Brasileira de Distribuidores Honda.
De acordo com Everson Schievano, Diretor Regional São Paulo Interior e também coordenador da Comissão de Trabalho que trata de assuntos referentes à Harmonia no Trânsito da Assohonda, um dos grandes desafios da campanha é evidenciar que uma pessoa está no trânsito e não um veículo. Por isso o slogan: “Levo vida no meu capacete.”, considerando ainda que deve haver respeito e harmonia entre todos os participantes do trânsito: motociclista, motorista, ciclista e pedestre.
A Assohonda conta com apoio de mais de 700 concessionárias e 1.000 pontos de vendas espalhados pelo Brasil. Muitas concessionárias Honda realizam trabalhos de educação no trânsito em caráter voluntário, tais como treinamentos práticos e teóricos para motociclistas. Porém, uma das metas da campanha é disseminar essas ações e eventos, a fim de ampliar as participações e, consequentemente, expandir a quantidade de motociclistas bem informados e treinados para pilotar com consciência e respeito no trânsito.
Pensando em sensibilizar também o público que não usa veículos motorizados, a campanha pretende chegar às universidades e escolas de primeiro e segundo graus. As práticas seguras servem como estímulos para esse público olhar o trânsito de forma mais atenciosa.
“Graças à capilaridade da nossa rede, somos capazes de atingir praticamente 100% do território nacional, além de reconhecer as reais necessidades de cada região”, esclarece Schievano. Por isso, é intenção da Assohonda fazer a ação chegar aos órgãos públicos, envolvendo-os por meio de parcerias. É importante a participação, especialmente de prefeituras, no sentido de ceder espaços públicos, para realização de práticas de pilotagem não só aos novos motociclistas, mas também para reciclar os atuais instrutores de motoescola, que é um dos objetivos da ação.
O ponto alto da campanha está reservado para o dia 27 de julho, data para qual foi estimulada a doação de sangue em todo Brasil. A ação “Quem curte motocicleta compartilha a vida doando sangue” pretende resgatar a imagem do motociclista como cidadão e atrair um grande número de doadores para os hemocentros de todo País.
Para ajudar na divulgação das ações foi criada uma fanpage “Eu curto Motocicleta” no site de relacionamento Facebook.
Fonte: Geraldo Simões