IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTONIO

Cidade: Tiradentes/MG | Categoria: Passeios
Postado em: 7/7/2013
Diário de Motocicleta

Considerada a segunda igreja mais rica do Brasil , com aproximadamente 480 kg de ouro em seus altares, paredes e teto, a Igreja Matriz de Santo Antônio em Tiradentes encanta a todos desde as esculturas de Aleijadinho presentes em sua fachada, até a riqueza dos detalhes no estilo Barroco.

Esta é uma das poucas igrejas que teve seu ouro doado por mineradores no auge do ciclo do ouro, por volta de 1710 quando começou a ser construída.
A obra ficou pronta depois de 42 anos, e ganhou um espetacular órgão português, fabricado por Simão Fernandes Coutinho em 1788 e possui oito fileiras de tubos e belíssimas pinturas em estilo rococó. É considerado uma das peças mais preciosas de Minas Gerais.

As fotos e filmagens são proibidas, mas a fiscalização é falha e com discrição é possível guardar recordações desta maravilha.

Do lado de fora, ainda existe um cemitério, comum nas igrejas da época, e um relógio do Sol de 1785, feito em pedra sabão por Leandro Gonçalves Chaves.


Visitação: diariamente das 9h às 12h e das 14h às 17h. Há visitas noturnas com música de sexta a domingo, (quando não há casamentos) às 20h. Ingresso custam R$ 5,00 (US$ 2,00). Endereço: Rua da Câmara esquina com Rua Padre Toledo, s/nº Centro.

fotos relacionadas