IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

Cidade: São João Del Rei/MG | Categoria: Passeios
Postado em: 12/7/2013
Diário de Motocicleta

Situada em um ponto elevado da cidade, de onde se tem acesso por extensa escadaria, a Igreja de Nossa Senhora das Mercês, foi reconstruída em 1877, substituindo a antiga capela já existente em 1751.

Sofreu várias interferências arquitetônicas que alteraram sua forma original, como por exemplo, a sua portada que foi reformada e a escadaria construída em 1895 que hoje serve de cenário para a comovente cerimônia do descobrimento da cruz, realizada na Sexta-feira Santa.

No interior da igreja admira-se a majestosa imagem da santa, bem como as imagens de roca (santos de madeira, com os membros articulados como marionetes) de São Pedro Nolasco e São Raimundo Nonato.

Os detalhes dourados, em contraste com as paredes brancas, dão a impressão de terem sido pintados ontem. Nas paredes laterais de sua nave, se vêem dois quadros de bela pintura, que representam o Natal e a Fuga para o Egito e, em frente, a Anunciação e a apresentação do Menino Jesus ao velho Simeão.

A capela-mor, esplendidamente iluminada por três janelas de forma quase elíptica possui tonalidade azul nas paredes laterais, e talhas pintadas à ouro.

A igreja abre de segunda a sexta das 8h30 às 10h30 e das 13h30 às 17h. Aos sábados das 9h às 12h e domingos das 7h às 11h. Não há cobrança de ingresso e o endereço fica na Praça Barão de Itambé, s/nº – Alto das Mercês.

fotos relacionadas