GLACIARIUM - O MUSEU DO GELO

Cidade: El Calafate/AR | Categoria: Passeios
Postado em: 25/12/2012
Diário de Motocicleta

Hoje levantei tarde por conta do vinho tomado na Ceia de Natal aqui no hotel. Somado ao cansaço que vem se acumulando, a cama, por todo custo queria me aprisionar. Mas, tinha muito o que fazer, escrever e tratar as fotos do passeio ao Glacial ontem, redigir matéria para o jornal A TRIBUNA e ainda sair para explorar outros pontos turísticos na cidade de El Calafate.

Essa cidadezinha é TOP, linda, cheia de barzinhos e restaurantes que lotam com turistas do mundo todo, inclusive do Brasil.
Enquanto trabalhava no café da manhã, um grupo de três paulistanos chegou, e ao longo do dia ouvi muitos outros falando português.

A família de italianos que conheci na noite passada veio conversar comigo e queriam comprar duas camisetas do projeto “Antes do Fim do Mundo... e um pouquinho além!”, fiquei de lhes enviar quando voltar ao Brasil. Tiramos fotos na moto, trocamos cartões e ganhei o convite de estadia quando for motocar na Itália... chaaaaaaato, hein! (rs)

Os passeios começaram pelo Museu do Gelo, o "Glaciarium" que por ser tão interessante, é um programa tão obrigatório quanto visitar o Glacial Perito Moreno.
O Museu foi inaugurado em 2011 e conta a história do gelo no mundo, como se formam, como se comportam, como se movimentam. As ilustrações, fotos e dados apresentados de forma moderna e arrojada, faz deste museu uma coisa única.

Há dentro dele um cinema 3D que mostra o Parque los Glaciales e suas sete geleiras em imagens fantásticas. Ao longo do percurso, ainda existem outras exibições como a história da vida na Terra, a grande ruptura de Perito Moreno em 2004, a história do explorador Francisco Moreno que andou a Patagônia em cima de um burro, explorando terras, que a Argentina, em meados do século 19 sequer sabia que existiam, e por fim um alerta do abusivo consumo dos recursos naturais que nossa humanidade pratica.

Infelizmente não se pode fotografar, mas discretamente consegui alguns cliques para os amigos do Diário de Motocicleta, bem como filmagens que vão para o nosso DVD.

Integrado ao Museu funciona o Glacio Bar Branca, o 4º bar feito de gelo no mundo. A permanência máxima permitida é de 20 minutos onde lhe são dados roupas especiais e lhe oferecem um Open Bar, mas custa $ 80,00 Pesos, sendo que para entrar no Museu você já terá pago outros $ 95,00... então pulei este programa, pois um drink de $ 80,00 Pesos é um luxo do qual não estou mais em condições de pagar.

O Glaciarium fica a uns 6 km de Calafate pela Ruta 11 – sentido ao Glacial Perito Moreno, e funciona todos os dias das 11h às 20h.

Os outros passeios eu relato quando voltar para casa!

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto