MUSEU SETE QUEDAS

Cidade: Guaíra/PR | Categoria: Passeios
Postado em: 28/10/2011
Diário de Motocicleta

Depois de visitarmos a Igreja de Pedra Nossa Sra. Do Perdão, descendo algumas quadras chegamos no Museu Sete Quedas que conta um pouco as maravilhas que não existem mais.

Nesta região de Guaíra havia uma série de cachoeiras chamadas Sete Quedas que foram submersas por conta da construção de Itaipu. Hoje, as margens do Rio Paraná são bem diferentes, pois, mesmo distante cerca de 190 km, o Lago de Itaipu subiu o nível das águas por quilômetros e quilômetros e acabou com essa maravilha, mas que ainda pode ser apreciada numa foto gigante em um dos aposentos do Museu.

Além disso, pode ser visto alguns animais da região em um mini museu de ciências naturais, de espécies capturadas nas redondezas, além de peças de mais de 2000 anos que comprovam a existência de civilizações primitivas e mais recentes, como a Cruz de Caravaggio, primeira peça fundida no século XVI como símbolo das Missões, com mais de 400 anos e outras memórias da passagem dos espanhóis por esta região.

O Museu Sete Quedas foi fundado no ano de 1956 pela família Matsuyama e com a inauguração da nova sede, Yoshico Matsuyama, esposa de Shingiro finalmente oficializou o repasse de seu acervo particular para o município em 2006.

O Museu é modesto, mas vale a visita e fica na Avenida Sete de Setembro, 22, com visitação de terça-feira a sábado das 9h às 12h e das 14h às 17h. Domingo e feriado das 14h às 17h. A entrada é franca.

fotos relacionadas