CERVEJARIA INVICTA - UMA RECEITA DE PAIXÃO E DETERMINAÇÃO

Cidade: Ribeirão Preto/SP | Categoria: Passeios
Postado em: 24/3/2015
Diário de Motocicleta

Nosso tour cervejeiro Rota das Cervejas em Ribeirão Preto começou pela Cervejaria Invicta, que fica anexada ao seu próprio bar.

Quem nos recebeu foi o simpático e bem humorado Gerente Geral da empresa, o Sr. Edson Siqueira que conduziu a visitação de forma informal e descontraída, arrancando risos, sem focar em termos técnicos e especificações complicadas.


Entre uma degustação e outra, nos explicou os diferentes tipos de cerveja que a Invicta produz, seus processos de fermentação, ingredientes e terminou com uma história de paixão e empreendedorismo que serve de boa inspiração.

Em 1996, um mototaxista parou na frente da Cervejaria Colorado (nossa próxima visita) e deixou um currículo para trabalhar como motorista.
Foi admitido e começou a se interessar pelo processo da produção de cerveja.

Em suas horas vagas, pediu ao Mestre Cervejeiro Laércio (o Japa) se não poderia lhe ajudar, e logo começou a limpar o chão, lavar os tonéis, transportar os grãos e aos poucos foi conhecendo os processos da produção de várias cervejas que ali eram criadas.


O tempo passou e esse ex mototaxista estava tão envolvido com a arte de produzir cerveja que, já havia aprendido na prática a técnica de mestre cervejeiro.

A prova veio quando o Japa acidentou-se enquanto produzia e teve que ir rapidamente para o hospital, deixando aquela produção nas mãos do jovem cervejeiro.
Infelizmente, o acidente foi grave e o Japa precisou se afastar por alguns meses, e durante esse tempo nosso mototaxista cervejeiro Rodrigo assumiu a produção da Cervejaria Colorado e deixou definitivamente as funções de transportador e quebra galho.

O proprietário Sr. Marcelo certa vez presenteou a equipe com um pacote de viagem com acompanhante para Bariloche, porém na mesma época um curso de Mestre Cervejeiro aconteceria no Rio de Janeiro, e mesmo recém-casado o jovem Rodrigo barganhou a troca do pacote turístico pelo curso.

 Doze funcionários foram para a Argentina e um para o Rio.
Agora Rodrigo aprendia na teoria o que já conhecia há muito tempo na prática e depois deste, outros cursos vieram, inclusive um nos Estados Unidos, até que sentiu-se apto a alçar voos mais altos.

Saindo pela porta da frente e deixando bons amigos, inclusive o Sr. Marcelo, Rodrigo vendeu seu carro e sua casa, e inaugurou a Cervejaria Invicta em 2011.


Hoje, prestes a ampliar as instalações da fábrica, a capacidade de produção pode chegar a 100 mil litros por mês, embora fabrique cerca de 30 mil litros – por enquanto.
Além de servir o chope Invicta aos frequentadores do aconchegante bar em anexo à fábrica, também são comercializados barris, que variam de 10 litros a 50 litros. Já as cervejas são comercializadas para estabelecimentos de todo o país.



A Cervejaria Invicta fica na Av. Do Café, 1365 – Ribeirão Preto/SP. O
Bar funciona de segunda a domingo das 11h à meia noite com Happy Hour das 18h às 20h com música ao vivo. Aos sábados é servido uma deliciosa feijoada.

As visitações acontecem a partir das 19h30 diariamente, e podem ser agendadas pelo telefone (16) 3878-1020.

Após a visita, sente com os amigos no bar e experimente as cervejas produzidas pela Invicta, bem como mais de 40 rótulos nacionais e importados.
Nesta ocasião, fomos a pé (cerca de 1,5 km do nosso hotel) e voltamos de táxi.

Se beber, não pilote, principalmente cervejas artesanais que possuem teor alcoólico elevado.

vídeos do roteiro