ELEVADOR LACERDA

Cidade: Salvador/BA | Categoria: Passeios
Postado em: 30/6/2010
Diário de Motocicleta

Passeando pelo Pelourinho, chegamos no domingo até o Elevador Lacerda, mas como a chuva ameaçava cair novamente, deixamos para o dia seguinte. 

Para chegar no Elevador Lacerda é muito fácil... uma vez no Pelourinho, suba até o Terreiro de Jesus, a praça que possui um chafariz de bronze bem ao centro... ao localizar a Basílica de Salvador, saia a sua direta e continue andando por mais uns 200mt... passando pela Praça da Sé você já localizará o Elevador Lacerda. 

Em pesquisa pela internet, descobri que o Elevador que vemos hoje é parte do original que foi construído em 1869 e inaugurado 4 anos depois em 1873 – nesta época as pessoas eram pesadas e o total calculado antes de entrar nas cabines, e  havia apenas a primeira torre com duas cabines, bem colada no morro. Só em 1930 é que foi construída a segunda torre com mais dois elevadores, o que configurou o cartão postal que o mundo todo conhece, ligando a Cidade Alta com a Cidade Baixa, num passeio de 72mt de altura. 

Para quem espera um passeio com paisagem exuberante, como um bondinho do Pão de Açúcar, vai dar com os burros n´água. 
É realmente um elevador e ponto final... não é panorâmico e sua cabine é de aço escovado como em qualquer prédio comercial, com a diferença que cabem cerca de 30 pessoas ou mais.
A “viagem” do elevador dura cerca de 30 segundos e é usado mais pela população que quer ir de uma parte da cidade a outra mais rápido pagando R$0,15 de tarifa. 

Na parte baixa encontra-se o Mercado Modelo, a 2º Divisão da Marinha, o Forte São Mateus e a Igreja Basílica Nossa Senhora da Conceição da Praia. 
Destes só conseguimos visitar o Mercado Modelo.

fotos relacionadas
Parceiros neste projeto